segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Série dos grandes paulistas: Como será o Corinthians de Mano Menezes em 2014?

Embora tenha feito um bom primeiro semestre em 2013 com os títulos do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana em cima do arquirrival São Paulo, o Corinthians terminou a temporada de maneira frustrante não obtendo vaga para a Copa Libertadores, um fracasso para um clube que é dono de uma das maiores folhas salariais do futebol sul-americano. A não classificação para o torneio sul-americano causará enorme prejuízo aos cofres corintianos.

O mau segundo semestre contribuiu para a não renovação contratual de Tite, o técnico mais vitorioso da história corintiana. Para substituí-lo a diretoria recorreu a um velho conhecido: Mano Menezes, responsável por reconduzir o Timão à elite do futebol brasileiro em 2008 e que colocou em seu currículo na primeira passagem os títulos do Campeonato Paulista e Copa do Brasil, ambos em 2009.



A pergunta que não quer calar: A segunda passagem de Mano também será bem sucedida?

O treinador herdará a base corintiana de 2013. No entanto, o seu maior desafio será motivar jogadores que ficaram mal acostumados com tantas conquistas nas últimas temporadas. Mano receberá poucos reforços. A diretoria já deixou bem claro que não fará grandes investimentos no elenco. O único nome certo é o lateral-esquerdo Uendel, destaque da Ponte Preta.

Um jogador para o lado direito deve ser contratado. Cria da base corintiana, Fágner vai deixar o Vasco e pode pintar no Parque São Jorge. Uma das grandes missões de Mano será recuperar o prestígio de Alexandre Pato, a contratação mais cara da história do Timão. O atacante virou o vilão na eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil ao desperdiçar uma cobrança de pênalti contra o Grêmio.

Penso que o Timão ainda necessite de um volante, um meia e um atacante para comporem o elenco.

É bom lembrar que o lateral Alessandro pendurou as chuteiras em dezembro passado e que o volante Maldonado não teve o contrato renovado. O goleiro Júlio César, o volante/lateral Edenílson, o volante Ibson, os meias Danilo e Douglas e o atacante Emerson Sheik podem deixar o clube nas próximas semanas.

Frustrada com a campanha do time na reta final da temporada, a torcida corintiana promete cobrar os jogadores para que o mau desempenho não se repita em 2014. A vida de Mano Menezes não será nada fácil, levando em conta que o antecessor saiu em alta com o torcedor..

Time base: Cássio; Edenilson, Gil, Paulo André (Cléber) e Fábio Santos (Uendel); Ralf, Guilherme e Renato Augusto; Emerson Sheik, Alexandre Pato e Guerrero

Competições em 2014: Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro

Estreia no Campeonato Paulista: contra a Portuguesa (19 de janeiro - Canindé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário