domingo, 4 de maio de 2014

O pragmático Corinthians é o líder do Campeonato Brasileiro

Duas vitórias, um empate sem gols e a liderança do Campeonato Brasileiro pelo saldo de gols. Os números do Corinthians nesse início de Nacional são bons. No entanto, o futebol praticado pelos atletas está longe de agradar.



Na última vitória sobre a Chapecoense (1 a 0), o Timão teve uma fraca exibição - já havia sido assim no empate sem gols contra o Atlético-MG e na vitória sobre o Flamengo (2 a 0). Tudo caminhava para mais um 0 a 0 nesse domingo, em Chapecó, até que Guerrero aos 32 minutos do segundo tempo, num dos raros lances de perigo alvinegro, aproveitou-se de furada bisonha do companheiro Jadson para matar a bola no peito e fuzilar para as redes.

A equipe de Mano Menezes tem se destacado pela solidez defensiva. O rendimento já é semelhante a da era Tite. O Corinthians é dono da melhor defesa do campeonato, não levando nenhum gol em três rodadas. Contudo ainda há problemas no meio de campo. Por orientação de Mano, os meias Petros e Jadson ficam mais encarregados na marcação e deixam de fazer a ligação com o ataque. Há também o excesso de passes errados. Contra o Chapecoense foram 33 (Petros foi o líder com 8), segundo dados do Footstats.

Está mais do que claro que a preocupação de Mano é o resultado em detrimento da qualidade do espetáculo. Penso que pelos bons atletas que possui, o Corinthians deveria ter atuações melhores, porém acredito que isso dificilmente acontecerá. O pragmatismo deve ser a tônica na sequência do campeonato.

*** Observação: Além do Corinthians, os demais times têm mostrado pouca qualidade técnica nesse início de Nacional. Espero que melhore. Os técnicos poderiam ser mais ousados. Vejo a maioria deles usando formações extremamente cautelosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário