domingo, 16 de março de 2014

Razões para o vexame do Corinthians no Campeonato Paulista

Dono de um dos elencos mais caros do país, o Corinthians deu vexame no fraco Campeonato Paulista e obteve a incrível façanha de ser eliminado ainda na primeira fase. O empate sem gols contra a Penapolense, nesse domingo, combinado com a vitória do vice-líder do grupo B, o Ituano, sobre o São Paulo, no Morumbi, sepultou as chances de o Timão chegar às quartas de final da competição.

                                            (Foto: Célio Messias/ LANCE!Press)

Desde as primeiras rodadas do Estadual dava para perceber que as coisas não iam bem no Parque São Jorge. O Corinthians chegou a sofrer quatro derrotas seguidas, a mais traumática delas para o rival Santos - humilhantes 5 a 1. Essa goleada provocou algumas "feridas", que devem demorar a ser cicatrizadas. Irritados com o vexame na Vila Belmiro, ''marginais"das principais torcidas organizadas invadiram o CT Joaquim Grava, agrediram atletas e funcionários do clube. As cenas pareciam de guerra. Por sorte ninguém saiu com ferimentos graves.

Ao longo da primeira fase, a equipe mostrou muitos problemas, sobretudo no setor defensivo, que vinha sendo nos últimos anos o grande ponto forte corintiano. Os laterais Fágner e Uendel, dois dos reforços para a temporada 2014, não mostraram a que veio. Ambos apresentaram deficiências na marcação e têm grande parcela de culpa pelo fato de o time ter levado muitos gols - 19 no total.

Substituto do vencedor Tite, o treinador Mano Menezes teve grande responsabilidade no vexame. Não conseguiu arrumar o time e foi incapaz de achar um esquema tático equilibrado. O gaúcho, em nenhum momento, assumiu a sua culpa, e em muitas vezes direcionou o foco dos maus resultados à arbitragem.

Faz tempo que Mano Menezes não emplaca um bom trabalho. Não foi bem a frente da seleção brasileira entre 2010 e 2012, e teve passagem muito ruim pelo Flamengo em 2013. Seu último trabalho competente aconteceu em sua primeira passagem pelo Corinthians (janeiro de 2008 a julho de 2010). Lá se vão quase quatro anos...

Também não dá para deixar de responsabilizar a diretoria do Corinthians pela eliminação. Demorou a reforçar o plantel e abriu mão de muitos jogadores com o Campeonato Paulista em andamento. O zagueiro Paulo André, o meia Douglas e o atacante Alexandre Pato foram alguns dos atletas negociados. Nesse período chegaram o volante Bruno Henrique, e os meias Jadson e Luciano, que logo se tornaram titulares.

O elenco possui algumas carências. Faltam pelo menos um zagueiro, um lateral-direito, um volante e dois atacantes (com urgência). Se a diretoria não se mexer para a sequência da temporada, o Corinthians certamente passará por maus bocados no longo e difícil Campeonato Brasileiro.

No próximo domingo, a equipe de Mano Menezes apenas cumprirá tabela diante do Atlético Sorocaba, em jogo válido pela última rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário