quinta-feira, 27 de março de 2014

Santos é o favorito a faturar o Campeonato Paulista

Tudo indica que o Santos obterá nas próximas semanas a sua 21ª conquista no Campeonato Paulista. É o time que vem desempenhando o melhor futebol na atual edição. Obteve a melhor campanha na primeira fase e iniciou o mata-mata com goleada sobre a Ponte Preta (4 a 0), carimbando assim o passaporte à semifinal do Estadual. A surpresa Penapolense, que eliminou o São Paulo, em pleno Morumbi será o adversário no próximo domingo. Não creio que a zebra voltará aparecer na Vila Belmiro. O Santos deve passar sem maiores sustos pela Pantera do Noroeste, e chegar à sua sexta final consecutiva no Campeonato Paulista.



Palmeiras e Ituano disputarão quem será o outro finalista, também no domingo, no Pacaembu, com amplo favoritismo ao Verdão. O alviverde tem exibido bom futebol, mas está atrás do rival em questões técnicas.

Impressiona a ofensividade do Peixe, dos meninos Geuvânio e Gabriel (foto). Foram feitos 43 gols em 16 jogos - desses, 5 por goleada. Ao contrário da maioria dos times brasileiros, o alvinegro da Vila Belmiro não se contenta com o placar mínimo. Abre o placar e continua a sua busca por mais gols.

Oswaldo de Oliveira encontrou um sistema de jogo muito interessante. A equipe consegue ter intensidade em boa parte dos 90 minutos. Há de ser destacado o ótimo momento vivido pelo treinador, que já havia feito trabalho competente pelo Botafogo em 2012 e 2013. O carioca evoluiu bastante desde a experiência de quatro temporadas (2007 a 2011) no Kashima Antlers, do Japão.

O meio de campo santista possui volantes, que além de marcarem com eficiência, têm vocação ofensiva, casos de Arouca e Cícero. O primeiro, que havia feito temporada decepcionante em 2013, parece ter reencontrado a melhor forma. Cícero continua reeditando as boas atuações da temporada passada e já se destaca na artilharia com 7 gols marcados.

O atacante Geuvânio merece um capítulo à parte. Há alguns meses poucos davam valor ao sergipano. Cria da base santista, o jovem subiu aos profissionais em 2012. Sem espaço com Muricy Ramalho, ele foi emprestado ao Penapolense para a disputa do Campeonato Paulista de 2013. Foi reserva em boa parte da campanha. Voltou ao clube da Vila Belmiro, ganhou moral com o até então comandante Claudinei Oliveira e recebeu algumas oportunidades no final da temporada. Mas foi com Oswaldo de Oliveira, que ele está vivendo o grande momento da carreira.

Com rapidez e habilidade, Geuvânio tem entortado as defesas adversárias e deixado os goleiros com os cabelos em pé. O camisa 10 é o maior garçom do Campeonato Paulista com 10 assistências e briga pelo topo da artilharia - 7 gols, exatamente o mesmo número do companheiro Cícero. O artilheiro do campeonato é o palmeirense Alan Kardec (9 gols).

É cedo para dizer se o jogador de apenas 21 anos terá sucesso no decorrer da carreira. Afinal, até agora, ele teve apenas o frágil Campeonato Paulista para mostrar o seu valor. Mas não dá para negar que seus números são surpreendentes.

Outro atacante, o já mais experiente Thiago Ribeiro também merece destaque pela sua obediência tática. Ataca com qualidade e ajuda na marcação quando o Peixe é atacado.

O centroavante Leandro Damião, a contratação mais cara da história do Santos, demorou a se adaptar, mas começa dar sinais que poderá se tornar mais um ídolo da torcida. Contra a Ponte, na última quarta-feira, ele deu uma assistência cinematográfica de bicicleta para Geuvânio deixar a sua marca. Participou ativamente do jogo com muitas finalizações.

Mas nem tudo são flores. Se por um lado, o ataque encanta, por outro o sistema defensivo ainda provoca calafrios entre os torcedores. O setor precisa de ajustes e Oswaldo de Oliveira tem trabalhado nessa questão. Encontrar o equilíbrio entre ataque e defesa é fundamental.

É bom lembrar que o Santos não tem contado com os zagueiros Edu Dracena e Gustavo Henrique, que sofreram graves lesões no joelho e só devem estar aptos a retornar aos gramados no segundo semestre. Se não tivessem sofrido os problemas, provavelmente seriam titulares absolutos de Oswaldo, que tem recorrido a David Braz, Jubal e Neto.

Reafirmo: Estou sentido o cheiro do Santos mais uma vez campeão paulista...







Nenhum comentário:

Postar um comentário