quarta-feira, 9 de abril de 2014

Metade dos times brasileiros cai ainda na fase de grupos da Libertadores

Atlético-PR, Flamengo e Botafogo decepcionaram seus torcedores e foram eliminados ainda na fase de grupos da Libertadores. Apenas três brasileiros sobreviveram na competição mais badalada das Américas.

Furacão, Mengão e Fogão mostraram enormes dificuldades diante de adversários inexpressivos. O Atlético-PR, o menos badalado, não conseguiu avançar numa chave que contou com o peruano Universitário e o boliviano The Strongest. O nome de mais respeito internacional foi o argentino Vélez Sarsfield, que acabou sendo líder.

Sob o apoio de mais de 60 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo, incrivelmente foi derrotado pelo mexicano Léon (3 a 2) e também deu adeus a competição. O rubro-negro caiu numa chave teoricamente fácil e mesmo assim conseguiu tropeçar duas vezes contra o Bolívar. Na absurda altitude de La Paz, a derrota era tolerável, mas um empate em casa, não! A verdade é que o Mengão apresentou graves deficiências em seu setor defensivo e pouca organização tática.

                                                    Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press

Com a derrota para o argentino San Lorenzo, fora de casa, o Botafogo foi o último a engrossar a lista dos brasileiros eliminados ainda na fase de grupos do torneio sul-americano. Mesmo tendo um time longe de agradar tecnicamente, poderia ter ido mais longe na competição. Perdeu pontos preciosos para os modestos Independente del Valle-EQU e Unión Espanhola-CHI.

Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro carimbaram o passaporte para as oitavas de final. No entanto esse último passou por maus bocados e por pouco não fez companhia aos rivais. Só garantiu a classificação na última rodada com vitória fácil sobre o peruano Real Garcilaso (3 a 0), no Mineirão.

É bom lembrar que na quarta rodada, a Raposa irritou o torcedor após ceder empate em 2 a 2 para o uruguaio Defensor, quando vencia por 2 a 0. A eliminação era o mais provável, porém o time ressurgiu das cinzas com a vitória sobre a Universidad do Chile, em Santiago e comprovou a recuperação com mais três pontos sobre o Real Garcilaso.

Não me encantei com nenhum clube brasileiro até o momento, porém vejo o Grêmio com maiores possibilidades de levar o título. É um time copeiro dentro e fora de casa e muito forte taticamente. Méritos para o bom técnico Enderson Moreira. Mas é bom ficar de olho nos rivais sul-americanos. Novos vexames podem voltar a acontecer...


Nenhum comentário:

Postar um comentário