sábado, 19 de abril de 2014

O que esperar dos grandes paulistas no Brasileirão 2014?

No último sábado foi dada a largada do Campeonato Brasileiro. Nesse domingo, os grandes paulistas iniciam a trajetória no Nacional. São Paulo e Santos estreiam em casa respectivamente diante do Botafogo e Sport. Corinthians e Palmeiras serão visitantes contra Atlético-MG e Criciúma.

O Quarteto de Ferro está pronto para brigar pelo título? O que esperar ao longo dos 8 meses de competição?

Corinthians ***

Ao contrário dos últimos anos, o Corinthians entra no Brasileirão sob desconfiança de sua torcida depois de ter feito um Campeonato Paulista muito fraco, sendo eliminado ainda na primeira fase. O torcedor alvinegro também não se esqueceu da pífia campanha realizada na edição passada, quando esperava-se que o time fosse brigar pelo título. Isso acabou não acontecendo e por quatro pontos o Timão não conheceu o seu segundo rebaixamento na história.



Não creio que o Corinthians brigará pelas primeiras posições na tabela. Entendo que para o alvinegro ter boas chances de título, precisaria qualificar o elenco. O setor ofensivo é o grande calcanhar de aquiles e deveria ser reforçado. Desde o segundo semestre do ano passado, a equipe apresenta deficiência técnica no ataque. Falta pelo menos uma peça de reposição para a defesa. Paulo André deixou recentemente o clube e ninguém foi contratado para o seu lugar.

O que deixa o corintiano um pouco mais animado é a contratação de Elias. No entanto o meia só poderá reestrear após a Copa do Mundo, em julho.

Time base: Cássio; Fagner, Cléber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Elias), Jadson e Renato Augusto; Romarinho e Luciano



São Paulo ****

O São Paulo viveu em 2013 um de seus piores anos da história. Foi apenas coadjuvante nos campeonatos em que disputou e lutou contra o rebaixamento na maior parte do Brasileirão. Quando o time começava a recuperar a sua imagem em 2014 veio a inesperada eliminação para o modesto Penapolense pelo Campeonato Paulista.

Tenho a impressão que o Tricolor desempenhará um papel digno no Brasileirão. O elenco é bom e o técnico Muricy Ramalho é melhor ainda - o maior vencedor da era por pontos corridos. A grande esperança está nos pés do meia Paulo Henrique Ganso e dos atacantes Osvaldo, Alexandre Pato e Luis Fabiano. O mito Rogério Ceni pendurará as chuteiras ao final da temporada. Imaginem o quanto o arqueiro está sedento por mais uma conquista para encerrar a carreira com chave de ouro.



O São Paulo deve brigar por vaga na Copa Libertadores de 2015.

Time base: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon e Paulo Henrique Ganso; Oswaldo, Alexandre Pato e Luis Fabiano

Palmeiras ***

O Palmeiras regressa à elite do futebol brasileiro no ano do seu centenário. A pressão por uma campanha convincente será imensa. Alguns palmeirenses só vão se contentar com o título Nacional, que não vem há 20 anos. Hoje, o Verdão conta com um time mais forte em relação a última temporada. Foi reforçado com o zagueiro Lúcio e o meia Bruno César. Mas mesmo assim está longe de empolgar o torcedor. Na semifinal do último Campeonato Paulista decepcionou e foi eliminado pelo Ituano, que semanas depois viria a comemorar o título sobre o Santos.



O elenco possui algumas carências que devem impedir o alviverde de brigar por melhores posições na tabela. Um zagueiro e um lateral-direito deveriam ser contratados para já assumirem a titularidade. Um goleiro e um centroavante para compor o elenco também seriam necessários.

Acredito que o Palmeiras lutará por apenas uma posição intermediária na tabela.

Time base: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley, Bruno César e Valdivia; Leandro e Alan Kardec.

Santos ****

Melhor paulista no Brasileirão de 2013, o Santos entra em 2014 com boas chances de dar alegrias à sua exigente torcida. O time, que alia a juventude com experiência, mostrou bom futebol no Campeonato Paulista, embora tenha tido queda de rendimento no mata-mata. O Peixe é forte candidato a ter o ataque mais letal da competição. O meia Cícero segue sendo a grande esperança de gols santistas. Foi artilheiro do time na última edição. Espera-se que Leandro Damião, a contratação mais cara da história do clube, comece a justificar o investimento. Foi vilão da torcida no vice-campeonato paulista.



Ao mesmo tempo em que apresenta volúpia ofensiva, o alvinegro da Vila Belmiro mostra deficiência no sistema defensivo. O problema ficou ainda mais evidente a partir das graves lesões de Edu Dracena e Gustavo Henrique, que só devem retornar aos gramados após a Copa do Mundo, em julho. Preocupada com a situação, a diretoria trouxe o jovem Bruno Uvini, que rodou sem sucesso pelo futebol italiano. Não acredito que ele terá uma sequência de jogos. Mais um zagueiro deveria ser contratado.

Santos deve brigar pelo menos por vaga na Copa Libertadores de 2015.

Time base: Aranha; Cicinho, Neto, David Braz e Mena; Arouca, Cícero e Gabriel (Alan Santos); Geuvânio, Thiago Ribeiro e Leandro Damião 

Nenhum comentário:

Postar um comentário