domingo, 7 de setembro de 2014

Balanço do 1º turno do Brasileirão 2014

*** As 19 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro apresentaram uma baixa média de gols: 2,1 gols/partida. Em 190 jogos foram marcados 400 gols. Foi o pior índice desde a adoção do formato por pontos corridos em 2003.

*** O baixo número de gols é reflexo do excesso de empates em 0 a 0. Na rodada do último fim de semana, três jogos terminaram com o placar zerado: Chapecoense x Goiás, Criciúma x Corinthians e Bahia x Coritiba.

*** O líder Cruzeiro remou contra a maré e se destacou pela alta letalidade de seu ataque. Vazou as redes adversárias em 41 oportunidades. A Raposa está há 7 pontos do vice-líder São Paulo e caminha a passos largos rumo a mais um título brasileiro. Tem o melhor elenco e futebol do Brasil. Só não ficará com o troféu se for incompetente na segunda metade do Nacional.



*** O São Paulo, oscilante na maior parte do primeiro turno, mostrou clara evolução nas rodadas finais. Não perde desde a 12a rodada, somando nesse período cinco vitórias e dois empates. O quarteto ofensivo Kaká, Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec se encaixou muito bem, sobretudo a partir da chegada de Kaká, que contagiou o elenco com sua energia em campo . Até o sistema defensivo, considerado o ponto fraco do time, se comportou bem na etapa final.

*** Além de São Paulo e evidentemente do líder Cruzeiro, vão brigar por vaga no G-4: Internacional, Corinthians, Fluminense, Atlético-MG e Grêmio. Não creio que outras equipes possam chegar no pelotão de elite.

*** O Corinthians é dono de um dos elencos mais fortes do país, mas ainda não traduziu isso em grandes resultados. O time é o quarto colocado na tabela e somou 9 empates, sendo o recordista da série A. Os comandados de Mano Menezes perderam pontos preciosos, sobretudo em jogos dentro de casa. Por exemplo, é inadmissível perder para Figueirense, empatar com Bahia e Atlético-PR. Não fosse essa instabilidade, o Timão estaria brigando pelo título de forma acirrada com o Cruzeiro. A diferença para o líder é de 10 pontos. A realidade é apenas lutar por vaga na Libertadores 2015.

*** O Flamengo iniciou mal a competição, mas se recuperou na tabela a partir da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, que vinha de trabalhos ruins anteriormente. Luxa parece ter ressurgido das cinzas. O rubro-negro não vai brigar contra a degola, porém dificilmente vai conseguir vôos mais altos. Faltam jogadores de maior qualidade..

*** Chapecoense, Palmeiras, Criciúma, Coritiba, Bahia e Vitória correm sérios riscos de degola. É bom abrirem os olhos para não chorar depois. Acredito que o Verdão permanecerá na elite. Há equipes piores.

*** A minha seleção do Campeonato nas 19 rodadas iniciais: Fábio (Cruzeiro), Mayke (Cruzeiro), Gil (Corinthians), Dedé (Cruzeiro) e Egídio (Cruzeiro), Gabriel (Botafogo), Lucas Silva (Cruzeiro), Éverton Ribeiro (Cruzeiro), Paulo Henrique Ganso (São Paulo); Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Diego Tardelli (Atlético)

*** Vou torcer muito para que o nível técnico melhore no returno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário