domingo, 21 de setembro de 2014

Corinthians se recupera em grande estilo com vitória de virada sobre o São Paulo

Corinthians e São Paulo fizeram um clássico muito movimentado na Arena Corinthians, pela 23a rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão, que vinha tendo atuações pífias nas últimas rodadas, se recuperou em grande estilo com a vitória de virada por 3 a 2 sobre o rival e continuou no G-4. Já o time de Muricy Ramalho conheceu a segunda derrota seguida e continuou sete pontos atrás do líder Cruzeiro.


Embora tenha tido maior presença no campo ofensivo no primeiro tempo, o Timão foi surpreendido pelo eficiente Tricolor, que em suas duas únicas chances fez os gols a partir de jogadas de bola parada.

 Logo aos 5 minutos, Kaká cobrou falta, Rafael Toloi dividiu com com os defensores adversários e a bola sobrou para o volante Souza, livre de marcação, estufar a rede. Os visitantes perderam Rafael Toloi com lesão muscular aos 21 minutos. Antônio Carlos entrou no seu lugar e pouco tempo depois foi protagonista do lance mais polêmico do clássico. O atacante Malcom, invadiu a área, finalizou para grande defesa de Dênis e no rebote o zagueiro são paulino interceptou a bola com o braço. Pênalti bem marcado. Fábio Santos converteu a cobrança e deixou tudo igual.

O Corinthians se inflamou e tentou a virada com Guerrero. Aos 43, o peruano foi acionado pela direita e bateu cruzado para boa defesa de Dênis. Na sequência, o Tricolor voltou a ficar na frente do placar. Kaká bateu falta, a defesa corintiana falhou na linha de impedimento e deixou Edson Silva, em condições legais, para vencer Cássio.

A etapa final foi emocionante. O Timão voltou mais ofensivo e quase empatou aos 7 minutos. O jovem Malcom recebeu bom lançamento, "matou" a pelota no peito e chutou com força para linda defesa de Dênis. Aos 20 minutos, Álvaro Pereira derrubou Guerrero dentro da área. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou a penalidade e expulsou o lateral, considerando que o peruano encontrava-se em oportunidade clara e manifesta de gol. Fábio Santos bateu bem e fez o seu segundo gol no clássico.

Com um a menos em campo, o Tricolor se retraiu ainda mais. Oito minutos depois do empate, o alvinegro conseguiu a virada. Após linda trama com Malcon e Danilo, Guerrero, o melhor jogador em campo, tocou na saída de Dênis e correu para o abraço para delírio dos mais de 30 mil corintianos presentes na Arena. Aos 38, a equipe corintiana também ficou com 10 jogadores. Fábio Santos deu carrinho por trás em Osvaldo e recebeu o cartão vermelho direto. Nos minutos finais, com muita raça, o Corinthians segurou o resultado, assim se mantendo na 3a colocação do Brasileirão.


***Pitacos

* O Corinthians foi melhor em boa parte do jogo e mereceu a vitória, que poderia ter sido mais elástica se não fosse o paredão Dênis, autor de pelo menos duas grandes defesas.

* O São Paulo teve postura cautelosa em boa parte do clássico, sobretudo na etapa final, quando viu o Corinthians dominar as ações ofensivas. Dos jogadores de linha, Kaká foi o único que se salvou na derrota. O veterano se movimentou bem, apareceu em vários setores do campo e participou dos dois gols são paulinos. Como não é mais um garoto, cansou no segundo tempo.

* Paulo Henrique Ganso, a grande estrela são paulina, teve fraca atuação. Ajudou pouco na armação de jogadas, mostrou muito nervosismo e levou cartão amarelo por reclamação.

* Criticado em jogos anteriores, o ataque alvinegro foi muito bem no Majestoso. Melhor em campo, Guerrero participou de quase todas as jogadas. Deixou a sua marca e sofreu pênalti. Destaco também mais uma boa atuação do jovem Malcom, que mostrou muita personalidade em seu primeiro grande teste. Será que enfim a base do Corinthians revelou um atacante decente? Malcom, 17 anos, é rápido e habilidoso, mas ainda tem muito a aprender. O torcedor corintiano precisa ir com calma com o garoto, que certamente irá oscilar, porém o início dele é promissor.

* Ponto forte do time ao longo da campanha, a defesa corintiana vacilou demais e perdeu o status de menos vazada para o Grêmio, que venceu a Chapecoense sem sofrer gol. Gil, o melhor zagueiro do Brasil, teve atuação decepcionante, falhando no segundo gol são paulino.

* Destaco também a arbitragem perfeita de Luiz Flávio de Oliveira. Clássico muito difícil de apitar e ele acertou em todos os lances polêmicos. Merece elogios. São paulinos reclamam sem razão. Perderam graças à própria incompetência. O violento Álvaro Pereira pôs tudo a perder. Com um a menos na maior parte do segundo tempo ficou difícil para o Tricolor conseguir a reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário