segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Gareca caiu. O que será do Palmeiras na sequência do Campeonato Brasileiro?

O Palmeiras comunicou na tarde dessa segunda-feira a demissão do técnico argentino Ricardo Gareca, que ficou menos de três meses no cargo. Gareca teve muitas dificuldades no comando técnico e não resistiu aos maus resultados. Em 13 jogos contando Campeonato Brasileiro, amistoso contra a Fiorentina-ITA pela Copa Euro-Americana e Copa do Brasil, ele somou apenas quatro vitórias, um empate e oito derrotas. A situação no Nacional foi ainda pior. Conduziu o time a apenas uma vitória - contra o Coritiba (1 a 0), no Pacaembu. Mesmo com o histórico negativo, ele deixou o Verdão fora da zona do rebaixamento à série B.

                                           crédito foto: Divulgação

Embora tenha tido parcela de culpa pelos insucessos recentes, não acho Gareca o grande culpado pela crise. A grande responsável é a diretoria, que inchou o elenco com jogadores de qualidade técnica duvidosa e perdeu de bobeira o artilheiro Alan Kardec para o rival São Paulo.

Não vejo alguém capaz de assumir a equipe e tirá-la do buraco. Especula-se que Dorival Júnior seja anunciado nas próximas horas. É bom treinador, mas não o salvador da pátria. Desde o Santos, em 2010, o ex-volante palmeirense entre 89 e 92 não emplaca um bom trabalho. Não foi bem no Atlético-MG, Inter, Flamengo, Vasco e Fluminense, a sua última curta passagem, que ficou marcada pelo rebaixamento à série B. *O Flu acabou se salvando via STJD, que puniu a Portuguesa devido a escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileirão 2013.

O elenco palmeirense é fraco tecnicamente. Há poucas peças interessantes. Além disso, o time está mergulhado numa maré de azar. Nada dá certo. E não é de hoje que isso acontece.

Estou curioso para saber o futuro de alguns atletas argentinos indicados por Gareca: o zagueiro Tobio, o meia Allione e os atacantes Mouche e Cristaldo. Cerca de 25 milhões foram investidos nas contratações. Já pensou se Emerson Leão (outro nome cotado) assumir o comando alviverde? O ex-goleiro nunca se simpatizou com atletas vindos de nossos vizinhos sul-americanos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário