domingo, 8 de dezembro de 2013

Balanço do Campeonato Brasileiro: Surpresa, decepções, seleção dos melhores jogadores...

O Brasileirão chegou ao final no último domingo. Não gostei do nível técnico do torneio, que apresentou muitos jogos modorrentos e um festival de empates sem gols. Para se ter uma ideia, o atual campeão mundial, o Corinthians, ostentou a incrível marca de 10 jogos com o placar de 0 a 0. A média de gols do campeonato foi a pior desde a edição de 1994: 2,46 por partida.



O Cruzeiro foi um caso à parte no Nacional. A equipe, que não era apontada como favorita ao título, surpreendeu a todos com um bom futebol e sequência de grandes resultados. Como consequência levou o tricampeonato com quatro rodadas de antecedência. De ressaca pela conquista, a Raposa somou apenas dois pontos nos últimos jogos. Nada que tirasse o brilho do título.

A surpresa do campeonato foi o Atlético-PR, que com elenco sem estrelas, terminou na terceira colocação, garantindo a vaga na Copa Libertadores de 2014. O feito tem que ser comemorado, já que até a temporada passada o Furacão estava na série B. Ótimo trabalho feito pelo técnico Vágner Mancini. O então desconhecido Éderson foi o artilheiro da competição com 21 gols. O incansável veterano Paulo Baier, o maior artilheiro da era por pontos corridos, também foi fundamental para a ótima campanha dos paranaenses.

A grande decepção foi o Corinthians. Com elenco milionário, o Timão fez papel ridículo e ficou mais perto do Z-4 do que do pelotão de elite. O ataque com Alexandre Pato, Emerson Sheik e Romarinho não funcionou e o time teve o segundo pior índice de gols marcados, ficando a frente apenas do lanterna Náutico. O que dizer de um time que foi incapaz de vencer o Timbu nos dois turnos (empate e derrota)? Vergonha!!

Não posso deixar de falar dos rivais cariocas Vasco e Fluminense, que morreram abraçados rumo à série B. O rebaixamento foi fruto da incompetência das duas diretorias. O futebol brasileiro perde com isso. Torço para que esses dois gigantes reflitam sobre seus erros e voltem com força em 2014.

MINHA SELEÇÃO DO CAMPEONATO

Goleiro: Fábio (Cruzeiro)

Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético-MG)

Zagueiro: Gil (Corinthians):

Zagueiro: Dedé (Cruzeiro):

Lateral-esquerdo: Egídio (Cruzeiro)

Volante: Nilton (Cruzeiro)

Volante: Elias (Flamengo)

Meia: Paulo Baier (Atlético-PR)

Meia: Éverton Ribeiro (Cruzeiro)

Atacante: Éderson (Atlético-PR)

Atacante: Walter (Goiás)

Técnico: Marcelo Oliveira (Cruzeiro)

Revelação: Marcelo - atacante do Atlético-PR

Craque: Éverton Ribeiro - meia do Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário