domingo, 1 de dezembro de 2013

Não faltará emoção na última rodada do Campeonato Brasileiro para desespero dos xiitas do mata-mata

10 times irão para a última rodada do Campeonato Brasileiro com pretensões, contrariando os xiitas que pedem o retorno do mata-mata em detrimento dos sistema por pontos corridos, que vigora desde 2003.

Na parte superior da tabela Botafogo, Goiás e Atlético-PR e Vitória jogam suas últimas fichas para garantir a vaga na Copa Libertadores de 2014. Cruzeiro, o campeão e Grêmio, vice-líder, carimbaram o passaporte para o torneio sul-americano. É bom lembrar que se a Ponte Preta faturar o título da Copa Sul-Americana, roubará o lugar destinado ao quarto colocado do Nacional. Assim apenas os três primeiros colocados disputariam o torneio mais cobiçado da América do Sul.

Atlético-PR e Goiás estão quase confirmados no G-4 Dependem de um empate respectivamente contra Vasco e Santos para cumprirem o objetivo inicial.

Botafogo e Vitória não dependem apenas de suas próprias forças. Além de terem que vencer respectivamente o Criciúma e o Atlético-MG, precisam contar com tropeços de Atlético-PR e Goiás.

Na parte de baixo não faltarão emoções. A penúltima rodada sacramentou a queda da Ponte Preta para a série B. Assim os campineiros farão companhia ao Náutico em 2014.

Restam apenas duas vagas. Portuguesa, Internacional, Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense vão lutar pela permanência na elite.

A 37ª rodada confirmou o que muitos previam, inclusive esse blogueiro: pelo menos um clube carioca será rebaixado. Vasco e Fluminense estão no Z-4 e um deles não atingirá a pontuação necessária para escapar da degola. E o pior há uma enorme chance de ambos morrerem abraçados na última rodada. Além de precisar vencer o Atlético-PR, em Joinville, o Vasco precisa torcer por derrota do Criciúma contra o Botafogo, em local a ser definido, ou derrota ou empate do Coritiba contra o São Paulo, em Itu.

                                           crédito foto: Zero Hora

A situação do Fluminense, campeão brasileiro na edição passada, é ainda mais crítica. Com 43 pontos ganhos, precisa vencer o descompromissado Bahia, em Salvador e torcer para que Vasco e Coritiba não vençam seus jogos.

O Coritiba escapará de queda em caso de vitória sobre o São Paulo. Para não dependerem de outros resultados, Portuguesa, Internacional e Criciúma necessitam de empate.

Dos 10 jogos da última rodada, apenas dois não valerão nada: Náutico x Corinthians e Flamengo x Cruzeiro.

ÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2013

Domingo (8 de dezembro de 2013) * Todos os jogos às 17h (horário de Brasília)

Botafogo x Criciúma, a definir
Flamengo x Cruzeiro, a definir
São Paulo x Coritiba, no Novelli Júnior, em Itu
Bahia x Fluminense, na Arena Fonte Nova
Internacional x Ponte Preta, no Centenário, em Caxias do Sul
Goiás x Santos, no Serra Dourada
Náutico x Corinthians, na Arena Pernambuco
Atlético-MG x Vitória, na Arena Independência
Atlético-PR x Vasco, na Arena Joinville
Portuguesa x Grêmio, no Canindé


Nenhum comentário:

Postar um comentário