quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Não deu para a Ponte Preta. Sonho do inédito título internacional chegou ao final

A Ponte Preta não resistiu a forte pressão do Lanús, em Buenos Aires e com a derrota por 2 a 0 ficou com o vice-campeonato da Sul-Americana. Dessa forma, os campineiros mantiveram a escrita de jamais terem vencido um torneio de relevância ao longo dos 113 anos de história.


crédito foto: REUTERS/Enrique Marcarian

A Macaca não conseguiu repetir o bom futebol de quarta-feira passada no Pacaembu, quando arrancou um empate em 1 a 1. Naquela ocasião, o time comandado por Jorginho jogou melhor que os argentinos e merecia até melhor sorte.

A Ponte até que iniciou bem o duelo, sendo superior ao Lanús nos primeiros 20 minutos. Bem postada em campo, a equipe impediu avanços do ataque porteño, porém aos poucos afrouxou a marcação e viu o anfitriões tomarem conta das ações ofensivas. Aos 24 minutos, Leonardo passou mal a bola para Magal. Blanco puxou contra-ataque e acionou Ayala, que livre de marcação, só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro Roberto.

A tarefa da Ponte ficou ainda mais complicada aos 48 minutos, quando Blanco ampliou, após rebote de Roberto. Foi um golpe fatal nos campineiros, que não tiveram forças para a reação na etapa final. Para continuar sonhando com a taça, a Macaca precisaria fazer dois gols para forçar a prorrogação ou três para ser campeã no tempo normal.

Mesmo com a grande vantagem obtida no primeiro tempo, o Lanús continuou respeitando a Ponte na etapa final com muito empenho na marcação e objetividade no ataque. Os argentinos só não ampliaram o marcador graças ao goleiro Roberto, que fez grandes defesas em chutes de Gonzalez. Por outro lado, a Ponte só assustou uma vez em jogada individual de Ferrugem, que invadiu a área e chutou cruzado para Marchesín espalmar. Muito pouco para quem precisava de pelo menos um empate.

Os mais experientes do grupo pontepretano, o meias Elias e o atacante Leonardo foram as grandes decepções. Ambos participaram muito pouco do jogo. O sistema defensivo cometeu muitas falhas. Os laterais deram pouca cobertura lá atrás e a dupla de zaga César e Diego Sacoman bateu cabeça várias vezes.

De qualquer forma, a torcida da Ponte Preta tem que estar orgulhosa do feito obtido pelos jogadores do time. Eliminaram os favoritos e poderosos Vélez Sarsfield e São Paulo e na base da superação chegaram à inédita decisão. Pena que o objetivo não foi alcançado. Espero que o clube se reestruture em 2014 e volte com força à elite do futebol brasileiro.

Com o vice-campeonato da Ponte Preta, o Botafogo garantiu a vaga na Copa Libertadores, algo que não acontecia há 18 anos. O Fogão terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário