domingo, 24 de novembro de 2013

Adeus ano velho! Feliz Ano Novo, Corinthians!

Acompanhar os jogos do Corinthians nesse segundo semestre de 2013 tem sido agoniante para a imprensa esportiva e principalmente para o torcedor alvinegro, que ficou mal acostumado após tantas conquistas nos últimos anos. O desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro é muito fraco. O Timão não possui chances matemáticas de buscar a vaga na Copa Libertadores de 2014 e nem riscos de queda à série B.



Desmotivados, os jogadores corintianos não estão se esforçando muito nesse final de temporada. Na derrota para o Flamengo (1 a 0), no último domingo, a apatia foi enorme. O Corinthians novamente adotou estratégia cautelosa diante de um adversário, que também não aspira mais nada no campeonato. A equipe levou o gol da derrota na metade do primeiro tempo e só foi esboçar reação nos minutos finais da partida. A única chance clara de gol veio apenas aos 45 minutos do segundo tempo. Emerson Sheik, livre de marcação, obrigou Felipe a fazer grande defesa. Muito pouco para o atual campeão mundial...

Os números do Timão comprovam a má campanha no Brasileirão: 11 vitórias em 36 jogos e o segundo pior ataque da competição: 27 gols, estatística superior apenas ao lanterna e já rebaixado Náutico.

Com apenas duas rodadas para o final do Brasileirão - para alívio do torcedor e desse jornalista - o Corinthians deveria intensificar o planejamento para 2014 e rever os erros para que eles não voltem a ser repetidos.

Tite, o técnico mais vencedor da história do clube, não terá o contrato renovado. Creio que a decisão da diretoria foi acertada. O treinador perdeu o comando sob seus atletas e não conseguiu criar alternativas para o time voltar a atuar em alto nível. Embora a diretoria não confirme, Mano Menezes deverá ser o substituto. Entendo que essa possível decisão não seria uma boa para o Timão. Depois de deixar o Parque São Jorge em agosto de 2010, Mano acumulou passagens mal sucedidas pela Seleção Brasileira e pelo Flamengo, onde abandonou o barco com o time em situação delicada na tabela do Campeonato Brasileiro.

Além disso, Mano Menezes é empresariado por Carlos Leite, que tem como clientes vários jogadores brasileiros. Mano costuma dar preferência a jogadores agenciados por ele. Quem não se lembra do ano de 2009, quando o treinador vetou a permanência do atacante Herrera, que vinha muito bem no clube, e pediu a contratação do fraco Souza, atleta agenciado por Carlos?? Até então no grego Panathinaikos, o atacante custou 7 milhões de reais aos cofres corintianos. O alvinegro não conseguiu recuperar o investimento e emprestou o centroavante para vários clubes até o encerramento do vínculo.

Penso que a diretoria deveria apostar num nome da nova geração como Cristóvão Borges, do Bahia e Enderson Moreira, que realiza ótimo trabalho no Goiás.

Para voltar a brigar por conquistas, o Corinthians precisa reformular o elenco. O time possui carências nas laterais, no meio de campo e no ataque.

O lateral-direito Alessandro convive com sérias lesões musculares e a tendência é que pendure as chuteiras ainda em 2013. Edenílson é volante de origem e tem sido improvisado no setor, porém apresenta dificuldade na marcação e possui índice muito grande de passes errados.

Pelo lado-esquerdo, o veterano Fábio Santos é outro com histórico de lesões musculares. Seu reserva imediato, o jovem Igor possui deficiência gritantes. Tem dificuldades em dominar a bola e apoia muito mal o ataque.

Um dos maiores problemas alvinegros é a ausência de criatividade no meio de campo. Os medalhões Danilo e Douglas não rendem mais como em tempos passados. O primeiro caiu vertiginosamente de rendimento no segundo semestre e não é nem sombra daquele jogador decisivo para os títulos recentes. A esperança era para ser Renato Augusto, porém o ex-flamenguista conviveu com muitas lesões e ainda não conseguiu recuperar a melhor forma física. Será que em 2014, o camisa 8 vai vingar? É o que o torcedor espera...

O ataque é outro setor que merece maiores cuidados por parte da diretoria. Emerson Sheik e Romarinho, atletas mais utilizados por Tite, possuem números horríveis no Brasileirão. O primeiro fez apenas dois gols e o segundo foi apenas uma vez às redes adversárias. O badalado Alexandre Pato é o artilheiro com nove gols, mas ainda está longe de justificar os 40 milhões investidos no seu futebol. Hoje é reserva de Tite e tem pouco prestígio no clube.

Se os cartolas alvinegros não se mexerem serão grandes as chances de o Corinthians ter um 2014 decepcionante..





2 comentários:

  1. Concordo em quase tudo, só tenho visão diferente em relação a treinador. Não quero ver uma pessoa sem experiência em clubes grandes treinando. Goiás e Vitória é uma coisa, Corinthians é outra.

    ResponderExcluir