segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Quarteto de ferro paulista tem indefinições no comando técnico para 2014

2013 está perto do fim e os grandes paulistas ainda não definiram seus comandantes para a próxima temporada. O são paulino Muricy Ramalho, o corintiano Tite, o santista Claudinei Oliveira e o palmeirense Gilson Kleina têm contrato apenas até 31 de dezembro de 2013 e ainda não sabem se terão os vínculos prorrogados. Muricy Ramalho talvez seja o único do quarteto de ferro que esteja com a situação mais encaminhada. Há o desejo da duas partes para a permanência. Muricy tem história no Morumbi. É um dos treinadores mais vitoriosos do clube e conta com enorme simpatia do torcedor. Com ele na próxima temporada, o Tricolor entra como favorito em todas as competições que for disputar.

                                              crédito foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Há pouco mais de três anos no Corinthians, onde conquistou quase todos os títulos possíveis, o técnico Tite sente os efeitos do longo período e provavelmente não ficará no Parque São Jorge em 2014. A má campanha do Timão no Campeonato Brasileiro deve encerrar o casamento mais longo da elite do futebol brasileiro. Penso que o fim da relação seria positivo para ambas as partes. Em setembro falei a respeito disso no blog. Mano Menezes, que treinou o Timão de 2008 a 2010, é nome forte para assumir a vaga.

                                             crédito foto: Divulgação

Vindo do time Sub-20, Claudinei Oliveira assumiu interinamente o profissional do Santos na segunda rodada do Campeonato Brasileiro e não demorou a ser efetivado no cargo. No entanto, o time sofreu oscilação nessa reta final da temporada e alguns membros da diretoria e do Conselho Gestor defendem a contratação de um treinador mais experiente. O argentino Ricardo Gareca, do Vélez Sarsfield, Gilson Kleina, do Palmeiras e Dorival Júnior, atualmente desempregado, podem pintar no próximo ano. Esse último já treinou o Santos em 2010, tendo conquistado os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Acabou sendo demitido após afastar o craque Neymar do time.

                                              crédito foto: divulgação Santos FC

Claudinei não tem culpa pela fraca campanha do Santos no Campeonato Brasileiro. O time tem limites técnicos evidentes principalmente no setor ofensivo. Depender de Éverton Costa e Willian José é dose.

Gilson Kleina ficou marcado como o treinador que caiu com o Palmeiras para a série B e que reconduziu o time à elite com um trabalho competente. No entanto os insucessos em torneios mata-mata em 2013 (quedas na semifinal do Campeonato Paulista, nas oitavas de finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil) devem fazer com que a diretoria opte pela vinda de um técnico mais renomado no ano do centenário. Mesmo com o acesso à elite garantido com bastante antecedência, ninguém procurou Gilson Kleina para tratar a renovação contratual.

                                            crédito foto: Ferdinando Ramos/AE
                                       
Devido a falta de opções convincentes no mercado, penso que a diretoria palmeirense deveria prorrogar o contrato de Kleina, que conta com o respaldo dos atletas. Isso deveria ser levado em conta pelos cartolas. O nome de Vanderlei Luxemburgo foi cogitado para assumir o time a partir de 2014. Para sorte dos palmeirenses, o diretor executivo, José Carlos Brunoro, descartou o retorno do treinador Vanderlei Luxemburgo, que há algum tempo acumula fracassos pelos times por onde passa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário