segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Grêmio e Botafogo veem a vaga no G-4 ficar ameaçada com os crescimentos de Goiás e Vitória

Chegou a reta decisiva do Campeonato Brasileiro. Qualquer deslize nas últimas cinco rodadas poderá ser fatal para as pretensões de muitas equipes.

O líder Cruzeiro é o único que pode ser dar ao luxo de relaxar um pouco nesse final de campeonato. O time faz campanha exuberante e está matematicamente a três pontos do tricampeonato brasileiro. A euforia já tomou conta dos jogadores cruzeirenses, que comemoraram a conquista antecipada com os torcedores presentes no Mineirão, após a grande vitória sobre o Grêmio (3 a 0), no domingo passado.

A mesma tranquilidade não se aplica a dois tradicionais clubes do Sul e Sudeste do país. Grêmio e Botafogo viviam boas fases nos últimos meses, porém a maré virou e os dois times correm sérios riscos de ficarem de fora da Copa Libertadores em 2014. É verdade que ambos não deixaram o G-4, mas tropeçaram bastante nas últimas semanas e viram Vitória e Goiás chegar como ameaças aos seus objetivos.



O Tricolor Gaúcho não vence há quatro rodadas (dois empates e duas derrotas) e viu um dos pilares da equipe ruir. O sistema defensivo, que vinha ostentando ótimos números, já não é mais o mesmo. Nas derrotas para Coritiba e Cruzeiro, a defesa foi vazada sete vezes. Por outro lado, o rendimento ofensivo continua ruim. O Grêmio passou as últimas três rodadas sem balançar as redes adversárias.

Terceiro colocado com 54 pontos ganhos, o Imortal tem apenas um ponto de diferença sobre o Goiás, quinto colocado. Para o Vitória, sexto colocado, a diferença é um pouco maior - três pontos.

Os gaúchos têm a chance de se recuperarem na tabela diante o Vasco, na próxima quarta-feira, em Porto Alegre.

O Botafogo é outro time que tem oscilado no returno. Sofreu duas derrotas seguidas para Goiás, concorrente na briga pelo G-4, e Internacional, que possui remotas chances de conquistar a vaga na Copa Libertadores-2014. No dia seguinte ao jogo contra o Colorado, dezenas de torcedores botafoguenses foram ao Aeroporto Internacional Tom Jobim hostilizar os atletas. Nem o holandês Seedorf foi poupado dos xingamentos.

O Fogão pode dormir a noite dessa quarta-feira fora do G-4, algo que não acontece desde a quarta rodada. Para isso não acontecer, o Botafogo precisa fazer o dever de casa contra a Portuguesa, no Maracanã. Caso não pontue, precisa torcer por uma derrota do Goiás para a Ponte Preta, no Serra Dourada e para que o Vitória não derrote o Cruzeiro, no Barradão.

Com elencos baratos, Goiás e Vitória, podem ser os azarões na Copa Libertadores 2014. Os dois times vêm fazendo uma campanha muito boa. Os rubro-negros, do técnico Ney Franco, têm a terceira melhor campanha do returno. Na rodada do final de semana, o Vitória foi ao estádio Moisés Lucarelli, em Campinas e com muita autoridade goleou a Ponte Preta (3 a 0). O meia-atacante Marquinhos e o atacante Dinei são os destaques do time baiano.

Os esmeraldinos, de Enderson Moreira, têm a quarta melhor campanha do segundo turno. É importante dizer que o craque do time, o atacante Walter, não disputou as últimas rodadas, devido a uma lesão muscular. Ele está quase pronto para retornar aos gramados e deve ser uma grande arma para o Goiás beliscar a vaga no G-4.

Abram os olhos, Grêmio e Botafogo! Goiás e Vitória estão de olho no G-4!

SEQUÊNCIAS DE GRÊMIO, BOTAFOGO, GOIÁS E VITÓRIA

GRÊMIO: Vasco (casa), Flamengo (casa), Ponte Preta (fora), Goiás (casa) e Portuguesa (fora)
BOTAFOGO: Portuguesa (casa), Atlético-PR (casa), São Paulo (fora), Coritiba (fora) e Criciúma (casa)
GOIÁS: Ponte Preta (casa), Internacional (casa), Atlético-MG (fora), Grêmio (fora) e Santos (casa)
VITÓRIA: Cruzeiro (casa), Santos (casa), Criciúma (fora), Flamengo (casa) e Atlético-MG (fora)




Nenhum comentário:

Postar um comentário