quinta-feira, 26 de junho de 2014

Curtinhas da primeira fase da Copa do Mundo: surpresas, decepções, chuva de gols...

*** A primeira fase da Copa do Mundo superou as expectativas. Assistimos a grandes jogos. A maioria das equipes praticou futebol ofensivo, resultando na maior média de gols desde o Mundial de 1970 (2,83 gols por partida). Contrariando os pessimistas, a Copa já é sucesso absoluto. Não houve nenhum problema mais sério de organização. Os torcedores deram espetáculo nas 12 sedes.

*** Tivemos algumas surpresas. A maior delas, sem dúvida, foi a ótima campanha da Costa Rica no chamado grupo da morte. A Seleção da América Central, que era dada como saco de pancadas, surpreendeu o mundo, eliminando grandes campeãs mundiais como Itália e Inglaterra. E pasmem, o modesto time terminou na liderança com 7 pontos ganhos e se classificou para as oitavas de final pela primeira vez em 24 anos. O próximo desafio será a Grécia, domingo, na Arena Pernambuco. É bem provável que a Costa Rica chegue às quartas de final.



*** O México foi outra surpresa positiva. Foi vice-líder no grupo A e segurou um empate sem gols com o Brasil, graças à atuação do goleiro Ochoa. O curioso é que o time do simpático técnico Miguel Herrera quase não disputou o Mundial. Só carimbou o passaporte para o Brasil após ter vencido a Nova Zelândia na repescagem. Nas oitavas vai encarar a Holanda, dos ótimos Robben e Van Persie.

*** A Grécia foi para a última rodada como lanterna do grupo C. Para seguir na competição precisaria derrotar a Costa do Marfim, até então vice-líder e torcer para que o Japão não derrotasse a Colômbia. A combinação acabou acontecendo. A Colômbia goleou os nipônicos e o gol da classificação inédita grega saiu aos 47 minutos do segundo tempo com gol de pênalti de Samaras. Nem a tomada de Tróia pelos gregos foi tão épica.

*** A Colômbia, do ótimo meia James Rodriguez, praticou o melhor futebol nas primeiras rodadas com rápidas trocas de passes e eficiência nas finalizações mesmo sem contar com o craque Falcão Garcia, que não se recuperou de cirurgia no joelho. Deu gosto de ver a aplicação tática colombiana e o grande futebol do talentoso camisa 10 James Rodríguez. O time fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento e vai encarar nas oitavas de final o tradicional Uruguai, no Maracanã.

*** O Uruguai sobreviveu no grupo da Morte. O craque Suárez foi de herói a vilão num intervalo de uma semana. Fez 2 gols importantes na vitória sobre a Inglaterra. No jogo seguinte contra a Itália, o atacante mordeu o zagueiro Chiellini e foi punido pela FIFA por 9 jogos e 4 meses. Está fora da Copa. Uma baixa considerável para a Celeste Olímpica, que conta apenas com um time esforçado. Nada além disso. Deve ter problemas para superar a ótima Colômbia, no Maracanã.

*** Emocionante a classificação da Argélia às oitavas de final pela primeira vez na história. A torcida argelina fez uma linda festa após o empate em 1 a 1 com a Rússia, na Arena da Baixada.

*** Decepcionante a campanha de alguns europeus. Inglaterra, Itália e a atual campeã Espanha não desenvolveram bom futebol e voltaram mais cedo para casa.

*** Portugal foi eliminado ainda na primeira fase. Já não botava fé em nossos patrícios antes de a bola rolar. Mostrou ser um time limitado totalmente dependente do craque Cristiano Ronaldo, que não se encontrava em suas melhores condições físicas. Como diz aquele ditado: Uma andorinha só não faz verão.

*** A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e passou às oitavas de final sendo líder do grupo A. Apesar da classificação, a equipe de Felipão não conseguiu reeditar as boas atuações da Copa das Confederações de 2013 e penou diante de Croácia e México.

***O sistema defensivo e o meio de campo brasileiro merecem ajustes para o jogo contra o Chile pelas oitavas de final. Os laterais Daniel Alves e Marcelo mostraram dificuldades na marcação. O volante Paulinho destoou no meio de campo. Não foi nem sombra daquele jogador decisivo em 2013. Contra Croácia, México e Camarões, o ex-corintiano acertou poucos passes, teve baixo índice de desarmes e não usou a sua principal característica:  a chegada como elemento surpresa no ataque. Felipão o sacará do time titular e vai promover a entrada de Fernandinho, que vive melhor fase.

*** Nossos grandes rivais argentinos confirmaram 100% de aproveitamento vencendo Bósnia, Irã e Nigéria. Os hermanos caíram na chave mais fácil da Copa, mas mesmo assim não desempenharam um grande futebol. Todas as vitórias foram por um gol de diferença. O sistema defensivo mostrou vulnerabilidade diante de equipes pouco expressivas. A partir das oitavas, a Argentina não pegará babas e qualquer vacilo poderá custar a eliminação.

*** A França saiu de Paris desacreditada pela imprensa e torcedores, porém surpreendeu com futebol ofensivo e uma das melhores campanhas da primeira fase. O veterano artilheiro Benzema foi o destaque, mas jovens como Pogba mostraram o seu valor.

*** A Alemanha, dona do melhor futebol do planeta, confirmou o favoritismo e fechou o grupo G na liderança. Os germânicos mostraram ótimo toque de bola e eficiência no ataque. Thomaz Muller terminou a primeira fase como artilheiro da Copa ao lado de Neymar e Messi. Os tricampeões mundiais vão pegar a Argélia nas oitavas de final e têm tudo para avançar.

*** Os Estados Unidos se classificou para às oitavas de final para delírio de seus torcedores. Nunca o esporte foi tão comentado na terra do Tio Sam. Os jogos da seleção bateram recorde de audiência, superando esportes mais tradicionais como beisebol e basquete (NBA). Até o presidente Barack Obama se rendeu ao soccer e assistiu dentro de um avião o jogo contra a Alemanha. O time comandado por Jurgen Klinsmann não é forte tecnicamente, mas obediente taticamente e tem em seu sistema defensivo o maior trunfo.

*** Os melhores jogadores da primeira fase (pela ordem): 1) Robben (HOL); 2) Thomaz Muller (ALE) e 3) Neymar (FRA)

*** Outros craques abrilhantaram o espetáculo como Benzema (FRA), Van Persie (HOL), James Rodríguez (COL) e Messi (ARG).

*** Todos os confrontos das oitavas de final: Brasil x Chile (sábado); México x Holanda (domingo); Costa Rica x Grécia (domingo); Uruguai x Colômbia (sábado); Argentina x Suíça (terça); França x Nigéria (segunda); Alemanha x Argélia (segunda) e Bélgica x Estados Unidos (terça).

*** Palpites: Brasil, Holanda, Costa Rica, Colômbia, Argentina, França, Alemanha e Estados Unidos vão seguir adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário