domingo, 1 de junho de 2014

O que esperar do Corinthians no pós-Copa?

O Corinthians terminou as nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Copa do Mundo na terceira colocação com 16 pontos ganhos. Os números até que são bons, porém podem e devem melhorar nas 29 rodadas restantes.



Algumas considerações iniciais e o que esperar do Corinthians no pós-Copa?

O Corinthians iniciou o Brasileirão com dois graves problemas:

1) Falta de criatividade no meio de campo. Jadson, o jogador mais talentoso para a criação, demorou a engrenar. Cresceu de rendimento nas últimas três rodadas com três gols e uma assistência. O ex-são paulino precisa de uma pessoa mais lúcida ao seu lado para poder dividir as responsabilidades.

Entendo que a entrada de Elias provavelmente na vaga do volante Bruno Henrique aumentará a produtividade no setor. O meia deve ser o ponto de desafogo do time. É aquele jogador com enorme potencial de quebrar retrancas adversárias. Sempre aparece como elemento surpresa no ataque. É rápido, tem bola qualidade no passe e na finalização...E não podemos nos esquecer do recém contratado Lodeiro, ex-Botafogo. A princípio, acredito que o uruguaio deva começar a sua trajetória no clube no banco de reservas, mas vai brigar forte por vaga entre os 11 titulares.

2) Baixa efetividade do ataque. Problema que persiste desde a edição passada. Os atacantes têm enormes dificuldades em empurrar a bola para o gol. No último domingo, no empate contra o Botafogo, o Corinthians teve o seu maior índice de finalizações - 10 erradas e nove certas (Dados: Footstats). Se tivesse tido um aproveitamento melhor, muito provavelmente não teria deixado escapar a vitória nos minutos finais. Antes de levar o empate, o alvinegro havia perdido várias chances para ampliar o marcador.

O Timão precisa contratar com certa urgência mais um atacante. A imprensa paraguaia dá como certa a chegada do jovem atacante Angel Romero, destaque do Cerro Porteño na Copa Libertadores 2014. Embora o paraguaio seja talentoso é muito difícil prever o sucesso dele em terras brasileiras. A cultura de futebol dos dois países é diferente. Poderia levar um bom tempo a sua adaptação por aqui.

Nem tudo é motivo para preocupação...

O ponto forte corintiano continua sendo o sistema defensivo. O time tem a melhor retaguarda do Brasileirão ao lado de Grêmio e Santos (5 gols sofridos). Mesmo assim ainda vejo necessária a contratação de mais um zagueiro para compor o elenco. Os reservas Felipe, Pedro Henrique e Wanderson ainda não têm a confiança do treinador Mano Menezes. Os dois últimos jamais entraram em campo.

O bom beque Anderson Martins, ex-Vasco, está próximo de ser anunciado como novo reforço. O Al-Jaish, do Catar, já o liberou por empréstimo de uma temporada. Resta o acerto financeiro entre o clube brasileiro e o jogador. Segundo o colunista Jorge Nicola, do jornal Diário de São Paulo, Martins reduziu a pedida inicial salarial de R$ 500 mil mensais. Ele deve fechar por cerca de R$ 250 mil.

Mano Menezes terá 45 dias para deixar o Corinthians na ponta dos cascos antes do retorno do campeonato no dia 16 de julho contra o Internacional, em local a ser definido. O alvinegro é o mandante. Se o Timão se reforçar e não perder peças na reabertura da janela de transferências internacionais pode sim brigar pelo sexto título Nacional.

*** Os jogadores alvinegros terão duas semanas de descanso. Após as "férias forçadas", eles se reapresentarão no CCT Joaquim Grava, e em seguida vão à cidade mineira de Extrema para alguns dias de treinamento intensivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário