domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha é tetracampeã mundial. Vitória de um planejamento bem feito

Alemanha e Argentina honraram as suas tradições e protagonizaram uma das finais mais emocionantes da história das Copas. Após empate sem gols no tempo normal, a decisão do título foi para a prorrogação. E coube ao reserva Mario Gotze anotar o único gol do clássico, que deu a Alemanha o tetracampeonato mundial no lendário Maracanã. Justíssimo! Trata-se da seleção mais talentosa do futebol mundial e que pratica um futebol ofensivo. Um belo prêmio para quem desde o início da década faz competente trabalho nas categorias de base, revelando ótimos jogadores como Thomaz Muller, Toni Kroos e o próprio Gotze, herói do título.




O primeiro tempo foi equilibrado. Como de costume a Alemanha manteve a maior parte da posse de bola, porém demorou a criar boas chances de gol. Bem postada em campo, a  Argentina marcava forte, concedia poucos espaços e apostava nos contra-ataques para surpreender a rival. Aos 20 minutos, os hermanos tiveram a melhor chance. Kroos recuou mal e Higuaín, de frente para o goleiro Neuer, mandou para fora. Aos 29, o time sul-americano chegou a balançar as redes com Higuaín, porém o assistente sinalizou impedimento.

A Alemanha cresceu nos minutos finais. Aos 36 minutos, Muller tocou para trás e Schürrle bateu para grande defesa de Romero. Nos acréscimos, Kroos cobrou escanteio e Howedes, de cabeça, carimbou a trave.

A Argentina voltou para o segundo tempo com Aguero no lugar de Lavezzi. Logo a 1 minuto, Messi recebeu de Biglia e bateu cruzado para fora. Ao contrário da etapa inicial, os sul-americanos não marcavam com tanto ímpeto e deixavam mais espaços para os germânicos. O goleiro argentino trabalhou bem em cabeçada de Klose.

A Argentina continuou assustando em contragolpes. Aos 29, Messi recebeu na direita, limpou dois marcadores e bateu cruzado para fora. Sete minutos mais tarde foi a vez de a Alemanha assustar. Ozil rolou para trás, mas Kroos mandou para fora. Nos minutos finais, os dois times se arriscaram pouco e a prorrogação foi inevitável.

Os primeiros 15 minutos do tempo-extra foram intensos. E com 30 segundos, os germânicos quase fizeram o primeiro gol com Schurlle, que dentro da grande área, finalizou para grande defesa de Romero. Aos 6, a Argentina teve chance de ouro para praticamente colocar a mão na taça. Rojo deu lindo lançamento para Palacio, que matou no peito e mandou por cima do gol de Neuer.

O gol do título alemão só foi sair aos 7 minutos do segundo tempo. Schurlle arrancou pela esquerda e deu lindo toque para Gotze matar no peito e emendar para as redes. Golaçoooo!!!

Na base do desespero, a Argentina tentou forçar a disputa por pênaltis, porém não obteve êxito e parou no eficiente sistema defensivo alemão. Mesmo com o vice-campeonato, os argentinos devem ter orgulho de sua seleção que não deixou de lutar em nenhum momento e teve chances de ficar com o tricampeonato.

Que venha a Copa da Rússia em 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário