sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A final tão esperada entre Chelsea x Corinthians: Virtudes e defeitos dos dois times

Chelsea e Corinthians farão nesse domingo (às 8h30 de Brasília) um dos confrontos mais esperados de 2012. Os dois clubes vão decidir o título do Mundial de Clubes da Fifa, em Yokohama, no Japão. Os brasileiros lutam pelo bicampeonato e os ingleses buscam a taça inédita.



Estarão em campo duas equipes com estilos semelhantes. Vejo o Chelsea como favorito, pois possui melhores jogadores tecnicamente que o rival e se encontra em melhor forma física, por estar na metade da temporada europeia, enquanto que o Corinthians desgastado fisicamente pela maratona de jogos, fará a sua última partida em 2012.

É claro que o Timão pode surpreender os ingleses. Quem não se lembra do São Paulo e Internacional, que não eram favoritos na final e surpreenderam respectivamente o Liverpool (2005) e Barcelona (2006). Se Chelsea e Corinthians disputassem 10 partidas, os Blues venceriam mais vezes. No entanto, numa única partida, tudo pode acontecer.

Virtudes e defeitos de Chelsea e Corinthians

O ponto forte do Chelsea está no seu meio de campo. O trio de meias Hazard, Mata e Oscar se destaca pela ótima movimentação e rápida troca de passes. Essa característica pode atrapalhar os planos corintianos. O volante brasileiro Ramires, reserva na estreia contra o Monterrey, deve ser titular na finalíssima. É um dos melhores volantes do mundo. Sabe marcar e apoiar o ataque com qualidade. O volante Ralf precisará trabalhar dobrado. O técnico corintiano Tite deve estar quebrando a cabeça para tentar anular o maior trunfo do Chelsea. Não será nada fácil.


O ponto fraco dos Blues está no sistema defensivo. Como o time adota uma postura ousada, os zagueiros e laterais ficam sobrecarregados na marcação. O beque David Luiz alterna boas e más partidas. Seu companheiro Cahill não chega nem aos pés do consagrado Terry, que lesionado, não viajou ao Japão. O lateral-direito Ivanovich até que apoia o ataque com qualidade, mas tem dificuldade em acompanhar investidas de atacantes rápidos e habilidosos, assim como o canhoto Ashley Cole.

O ponto forte do Corinthians é o conjunto. Todos têm consciência tática. Nenhum jogador se acha mais importante do que outro. Tite é o grande responsável por isso. O sistema defensivo, embora tenha tido uma queda após a conquista da Copa Libertadores, continua sendo difícil de ser penetrado.

O ponto fraco está nas laterais. Alessandro e Fábio Santos não apoiam o ataque com frequência e costumam deixar espaços para o adversário atacar. Outro defeito é a falta de mobilidade do meio de campo. Esse problema ficou evidente na vitória suada sobre o Al Ahly. Com Guerrero, fixo no ataque, os meias precisam voltar muito para recompor a marcação e se cansam facilmente. Percebendo isso, Tite vai mudar a formação do time sacando Douglas para a entrada do atacante Jorge Henrique. Com o jogador em campo, o treinador vai usar uma formação inédita em 2012. Espera-se que o Timão ganhe maior fluidez contra o Chelsea.

Meu palpite é que o Corinthians fature o Mundial com vitória por 1 a 0, gol de Emerson Sheik.

Provável Chelsea: Cech, Ivanovich, Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Mikel e Ramires; Moses (Oscar), Hazard e Mata; Fernando Torres

Provável Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Jorge Henrique e Emerson Sheik; Guerrero


Nenhum comentário:

Postar um comentário