quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Infraestrutura e mobilidade urbana não evoluem e preocupam para a Copa do Mundo

Faltam pouco menos de dois anos para o pontapé inicial na Copa do Mundo aqui no Brasil. Pelo visto, não teremos problema quanto a atrasos em obras de estádios. No entanto, estou muito preocupado quanto a infraestrutura de todas as cidades sedes, principalmente quando falamos em mobilidade urbana e aeroportos.



Não é segredo de ninguém que nossos aeroportos estão defasados. Não nos dão nenhum conforto. Um exemplo disso é que desde o início de dezembro, o ar condicionado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, está com defeito. Imagine o quanto os passageiros estão sofrendo com o calor desumano da Cidade Maravilhosa. Fiquei estarrecido com uma matéria do Jornal Nacional sobre o assunto. A equipe de reportagem entrevistou várias pessoas ensopadas com suor. Já imaginaram se isso ocorrer em 2014? O que vai ter de turista, em especial o europeu acostumado com o clima frio, passando mal no "forno" carioca...

Outros pontos que incomodam são os constantes atrasos de vôo. Os passageiros prejudicados ficam horas e horas aguardando o embarque em saguões apertados e sem informações claras.

Na última semana, o Corinthians retornou do Japão, onde se sagrou campeão mundial e antes de pisar em terras brasileiras, fez uma escala de oito horas em Frankfurt, na Alemanha. Todo o staff do clube se dirigiu a um hotel localizado dentro do próprio aeroporto alemão para um curto período de descanso. Sensacional! Não há nenhum aeroporto brasileiro assim. Infelizmente, a realidade brasileira é outra.

O trânsito das grandes cidades piora a cada dia. As autoridades federais, municipais e estaduais têm investindo pouco em transporte público. Em São Paulo, por exemplo, só escuto colegas reclamando do trânsito caótico. Um trajeto que antigamente era feito em meia hora, hoje leva o triplo do tempo. Quem usa transporte público também sofre, em especial nos horários de pico. Metrô e ônibus estão sucateados. Há constantes atrasos de viagem, superlotação..

Nossos políticos prometem melhorias até junho de 2014, mês da Copa, porém estou muito pessimista. O tempo é curto para solucionar todos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário