segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Balanço dos grandes paulistas em 2012 e as perspectivas para 2013



CORINTHIANS: 2012 inesquecível. Cereja do bolo pode ser o Bi-Mundial

A temporada ainda não acabou para o Timão, que terá o Mundial de Clubes a partir de 12 de dezembro. No entanto já dá para avaliar 2012 como um ano positivo para o clube, que enfim conquistou a primeira Copa Libertadores de sua história em cima do papa títulos Boca Juniors. A taça veio de forma invicta. O Bi-Mundial é um sonho possível de ser concretizado, o que seria a cereja no bolo corintiano. No primeiro semestre, o Timão caiu nas quartas de final do Campeonato Paulista para a Ponte Preta e recuperou-se em grande estilo com a Libertadores. Já na segunda etapa do ano, o time terminou o Campeonato Brasileiro em forma digna (6ª colocação). Disputou o título simbólico do returno até a última rodada, mesmo estando com o foco direcionado ao Mundial.

O Timão chegará forte em 2013 com a provável manutenção do time base. Cobiçado por europeus, o volante Paulinho deve jogar a próxima Copa Libertadores. O alvinegro precisa de reforços pontuais para o seu elenco como um zagueiro, um lateral-esquerdo, um primeiro volante e um meia. Se isso acontecer, o alvinegro manterá a rotina de títulos na próxima temporada. Os primeiros reforços só serão anunciados após o Mundial. O zagueiro Gil, do Valenciennes-FRA e o atacante Gabriel, do Bahia, podem pintar no Parque São Jorge.

SÃO PAULO: O retorno do protagonista

Temporada em andamento com a disputa do título da Copa Sul-Americana contra o Tigre-ARG nas próximas semanas. Após 4 anos, o Tricolor Paulista deixou de ser coadjuvante e voltou a brigar por conquistas. Fez um digno Campeonato Brasileiro (4ª colocação), garantindo vaga na pré-Libertadores e é favorito à conquista inédita da Copa Sul-Americana. No primeiro semestre havia decepcionado sua torcida ao cair nas semifinais do Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.

Sabe-se que em 2013, o São Paulo não terá o meia Lucas, negociado com o PSG, porém deve contar com o meia Paulo Henrique Ganso, em plena forma física e técnica. Alguns reforços vão chegar. O atacante Aloisio, destaque do Figueirense, já tem pré contrato assinado. A diretoria busca ainda um meia. Montillo, do Cruzeiro, é o favorito. Reservas como o meia Cícero e o atacante Willian José não devem continuar no Morumbi. Creio que o Tricolor possa fazer um papel bonito no seu retorno à Copa Libertadores e brigar por outros títulos da temporada.

PALMEIRAS: Do céu ao inferno em quatro meses

2012 se desenhava com o ano da redenção do Palmeiras. O time quebrou um longo jejum de títulos com a conquista da Copa do Brasil em cima do Coritiba ainda no primeiro semestre. Quatro meses depois, o Verdão foi do céu ao inferno com o rebaixamento à série B do Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência. Vários erros de planejamento contribuíram para o vexame palmeirense. Após a queda, muitos jogadores foram dispensados como os zagueiros Román e Thiago Heleno, os laterais Arthur e Leandro, os volantes João Victor e Corrêa, o meia Daniel Carvalho e o atacante Obina. Outros serão emprestados, principalmente atletas vindos da categorias de base como o zagueiro Wellington e o atacante Daniel Lovinho.

O time precisa ser remontado para a disputa da Copa Libertadores e série B em 2013. Todos os setores possuem carências. O lateral Ayrton, destaque do Coritiba, é o único reforço confirmado para a próxima temporada. Não creio que o Palmeiras irá longe na Copa Libertadores. Contudo deve retornar à elite do futebol brasileiro com uma certa tranquilidade, assim como foi em 2003.


SANTOS: Centenário frustrante

O ano do centenário terminou de forma frustrante para o Peixe. Começou promissor com o tricampeonato paulista. O time tinha tudo para faturar o quarto título da Copa Libertadores, porém parou no rival Corinthians na semifinal e sentiu o golpe no restante da temporada, não conseguindo fazer um bom Campeonato Brasileiro, terminando na modesta 8ª colocação. Ao longo da temporada, o clube perdeu importantes jogadores como o meia Elano e os atacantes Borges e Alan Kardec e a diretoria não fez a reposição à altura. Para complicar ainda mais, o craque Neymar ficou ausente por várias partidas, devido a convocações para a seleção brasileira. Nem o título da Recopa Sul-Americana no segundo semestre (em dois jogos contra a Universidad de Chile) foi capaz de amenizar às críticas da torcida à omissão da diretoria quanto à contratação de reforços de qualidade.

Para 2013, os torcedores cobram um time forte e querem por todo jeito o retorno do ídolo Robinho, que vive mau momento pelo Milan. O meia Montillo, do Cruzeiro, é outro que pode pintar na Vila. No entanto, essas duas negociações não são fáceis de serem concretizadas. Em contrapartida, o atacante Willian José, do São Paulo e o volante Renê Júnior, da Ponte Preta, estão praticamente acertados para compor o elenco na próxima temporada. Além de atacantes, meia e primeiro volante, creio que o Santos ainda necessite da contratação de um zagueiro e um lateral-esquerdo para voltar à brigar por títulos importantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário