terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Retrospectiva do futebol brasileiro em 2012 com a seleção dos melhores jogadores

A temporada do futebol brasileiro foi encerrada no último domingo com o título do Corinthians no Mundial de Clubes, no Japão.

No início do primeiro semestre, Santos, Fluminense, Internacional e Atlético-MG levaram os principais Estaduais do país.

Jamais algum torcedor corintiano vai esquecer a temporada. O Timão concretizou o sonho da conquista da Copa Libertadores e colocou a cereja no bolo com o bicampeonato mundial.

O Fluminense com sobras faturou o tetracampeonato brasileiro.

Depois de quatro anos, o São Paulo voltou a comemorar um título: o da Copa Sul-Americana.

O Santos, de Neymar, fez um Campeonato Paulista irrepreensível, levou o título da Recopa Sul-Americana, mas poderia ter tido um 2012 melhor se não falhasse tanto no planejamento. Depois de dois anos seguidos, o time ficará de fora da Copa Libertadores.

Goiás, Criciúma, Vitória e Atlético-MG sacramentaram o acesso à elite do futebol brasileiro.





Nem tudo foi motivo de festa. Em poucos meses, o Palmeiras foi do céu (conquista da Copa do Brasil) ao inferno (rebaixamento à série B do Campeonato Brasileiro).

Vou deixar abaixo a minha seleção (titular e reserva) dos jogadores que mais de destacaram em 2012.


Goleiro: Cássio (Corinthians): Chegou ao Corinthians no final de 2011 sem chamar a atenção. Iniciou 2012 como terceiro goleiro. Surpreendentemente virou titular após o contestado Júlio César falhar na eliminação do Campeonato Paulista. Cássio foi brilhante nas conquistas da Copa Libertadores e Mundial com defesas sensacionais!

Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético-MG): Fez um bom Campeonato Mineiro, mas foi só chamar a atenção mesmo no Campeonato Brasileiro. O jogador deu muitas assistências e chegou a integrar a seleção brasileira pela primeira vez na carreira.

Zagueiro: Chicão (Corinthians) - Um dos pilares da defesa corintiana, que levou míseros quatro gols na conquista invicta da Libertadores. Manteve a fama de paredão no Mundial de Clubes, onde a defesa não foi vazada.

Zagueiro: Réver (Atlético-MG) - Não há ninguém superior a ele no jogo aéreo. Liderou o Galo no Brasileirão e se tornou um dos artilheiros da equipe. Temporada muito boa, que lhe rendeu várias convocações para a seleção brasileira até então comandada por Mano Menezes.

Lateral esquerdo: Fábio Santos (Corinthians) - Posição carente no Brasil. Nenhum atleta brilhou, mas o corintiano foi o mais regular em 2012. Evoluiu bastante na parte defensiva, o seu grande calcanhar de aquiles.

Volante: Ralf (Corinthians) - Incansável na marcação. É o maior "ladrão" de bolas do Brasil e tem a vantagem de não cometer muitas faltas, o que não é normal para um primeiro volante. Desde que chegou ao Corinthians em 2010, jamais recebeu um cartão vermelho

Volante: Paulinho (Corinthians) - Depois de Neymar, é o grande destaque do futebol brasileiro. Não é a toa que é um dos atletas mais cobiçados no futebol europeu. Volante moderno, Paulinho marca com eficiência e aparece com frequência no ataque fazendo muitos gols. Temporada 2012 irrepreensível!

Meia: Danilo (Corinthians) - O meio campista não chama muita atenção, mas o que ele fez pelo Timão em 2012 ninguém pode esquecer. Fez gols e deu muitas assistências na Libertadores. Na decisão do Mundial de Clubes foi um guerreiro, preenchendo espaços, voltando para ajudar a marcação e prendendo a bola nos momentos de maior pressão do adversário. É um dos jogadores mais inteligentes do futebol brasileiro. Se fosse bom de marketing, estaria fazendo sucesso na seleção brasileira.

Meia: Lucas (São Paulo) - Ainda não o considero um craque, mas todos têm que bater palmas para o comportamento do agora ex-são paulino. Vendido para o PSG desde o início do segundo semestre, Lucas não tirou o pé das divididas nenhuma vez e liderou o Tricolor na inédita conquista da Copa Sul-Americana. Deixou o São Paulo com o dever cumprido.

Atacante: Neymar (Santos) - Fez o possível e o impossível pelo Santos em 2012. Se tivesse companheiros mais qualificados, o time teria tido um Centenário inesquecível. Neymar fez vários golaços e enervou muitos zagueiros com seus lances geniais. É um cracaço de bola!

Atacante: Fred (Fluminense) - Nunca se omitiu em momentos decisivos, sendo artilheiro nas conquistas dos Campeonatos Carioca e Brasileiro. Sem lesões sucessivas, conseguiu ter maior regularidade em 2012 do que em temporadas passadas.

Técnico: Tite - Indiscutivelmente é o melhor do país no momento. Conquistou os dois títulos mais importantes pelo Corinthians na temporada: Mundial de Clubes e Copa Libertadores. Foi o ano da afirmação do treinador gaúcho. Levou um time sem estrelas a um patamar jamais visto na história do Timão. Tite tem a virtude de sempre estar antenado com as novidades do futebol. Não adota filosofias arcaicas como alguns de seus companheiros.


RESERVAS

Diego Cavalieri (Fluminense); Ayrton (Coritiba), Leonardo Silva (Atlético-MG), Rhodolfo (São Paulo) e Carlinhos (Fluminense); Pierre (Atlético-MG), Arouca (Santos), Bernard (Atlético-MG) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG); Emerson Sheik (Corinthians) e Luis Fabiano (São Paulo). Técnico: Abel Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário