sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Os favoritos do futebol brasileiro em 2013 e as prováveis decepções

FAVORITOS

O Corinthians manteve a base vencedora de 2012 e fechou o elenco para o primeiro semestre de 2013 com três contratações: o zagueiro Gil, ex-Vallenciennes-FRA, o meia Renato Augusto, ex-Bayer Leverkusen e o atacante Alexandre Pato, ex-Milan, a cereja do bolo corintiano. Esse último, assim que tiver recuperado de lesão muscular, vai cavar espaço no concorrido ataque do Timão. O alvinegro é forte candidato a levar o bicampeonato da Copa Libertadores.

O São Paulo foi outro clube que teve o mérito de segurar a base da temporada passada. O meia-atacante Lucas, negociado com o PSG, foi a única perda significativa. A diretoria trabalhou forte nos bastidores e trouxe o zagueiro veterano Lúcio, ex-Juventus-ITA, o meia Negueba, ex-Flamengo e o atacante Aloisio, ex-Figueirense. O atacante chileno Eduardo Vargas, do Napoli, está próximo de ser anunciado como reforço. O Tricolor entrará forte em 2013 e sonha ainda mais com o tetracampeonato da Copa Libertadores.

Campeão Brasileiro de 2012, o Fluminense economizou em reforços, porém não perdeu nenhum atleta considerado titular. O meia Rhayner, ex-Náutico, já faz parte do elenco tricolor. O lateral-direito Wellington Silva, destaque do rival Flamengo, também foi oficializado como novo reforço . O Flu tem muitas chances de realizar um bonito papel em 2013. Quem sabe o sonho da conquista da Copa Libertadores seja concretizado.

Grêmio e Atlético-MG, que vão disputar a Copa Libertadores, podem fazer bonito em 2013. Os gaúchos se reforçaram com veteranos como o goleiro Dida e o zagueiro Cris. Os mineiros podem se reforçar com a estrela Robinho, do Milan.


PROVÁVEIS DECEPÇÕES

Na outra ponta, há os grandes clubes que não devem brigar por conquistas e podem deixar seus torcedores muito decepcionados.

O Vasco da Gama é certamente o patinho feio dos cariocas. Perdeu jogadores importantes como o goleiro Fernando Prass, o volante Nilton, o meia Juninho Pernambucano e o atacante Alecsandro. Apenas quatro reforços modestos desembarcaram na Colina: o goleiro Michel Alves, ex-Criciúma, o zagueiro André Ribeiro, ex-Novo Hamburgo, o lateral Elsinho, ex-Figueirense e o volante Filippe Soutto, ex-Atlético-MG. O atacante Zé Love, ex-Genoa, pode chegar. O clube vive momento financeiro conturbado. Muitos jogadores ficaram sem receber salários durante alguns meses de 2012.

O Palmeiras é outro time que não deve brigar por conquistas importantes. Reformulou o elenco após a queda à série B do Campeonato Brasileiro. Com pouco dinheiro em caixa, trouxe apenas dois reforços: o goleiro Fernando Prass, ex-Vasco e o lateral Ayrton, ex-Coritiba. No final da temporada passada, o alviverde dispensou vários jogadores e até agora não conseguiu fazer a reposição. O Verdão corre sérios riscos de iniciar o Paulistão com muitas improvisações no time titular. O grande objetivo palmeirense é retornar à série A. Com o atual elenco, não deve ir muito longe da Copa Libertadores. 2013 deve ser um ano nada animador para o seu torcedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário