sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Santos é favorito ao tetra do Paulistão

Começará nesse sábado mais uma edição do Campeonato Paulista, o estadual mais valorizado do Brasil. 20 equipes entrarão em ação em busca do título. Na primeira fase, todos se enfrentam entre si. Os oito primeiros colocados avançam às quartas de final, que terá partida única assim como a semifinal. Apenas a final será disputada em dois jogos. É o mesmo sistema adotado pela Federação Paulista de Futebol nas últimas duas edições.

Não é novidade para ninguém o favoritismo dos quatro grandes clubes paulistas: Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras. A diferença técnica e financeira para os interioranos é enorme. Em 2013, Penapolense, União Barbarense, São Bernardo e Atlético Sorocaba terão oportunidade na primeira divisão.

Se tivesse que apostar as minhas fichas quanto ao campeão em 2013 seria no Santos. O alvinegro da Baixada Santista é o único grande que não disputará a cobiçada Copa Libertadores. Portanto terá um certo tempo para priorizar o Estadual. O elenco santista em 2013 é diferente ao que terminou a temporada passada. Importantes jogadores chegaram na Vila Belmiro. O maior destaque é o meia Montillo, contratação mais cara da história do Peixe. O argentino promete uma grande parceria com Neymar, o maior craque brasileiro na atualidade. Por tudo isso, vejo o Santos como grande favorito a conquistar o quarto título do Campeonato Paulista seguido, feito apenas obtido pelo Paulistano em 1916, 1917, 1918 e 1919.



Melhor time do Brasil e com foco no bicampeonato da Libertadores, o Corinthians pode ameaçar o reinado santista. O treinador Tite tem várias opções interessantes, mesmo quando não puder usar titulares.

O São Paulo também entra forte na briga pelo título, que não vem desde 2005. Restam saber quais serão os reflexos do time após a saída de Lucas, melhor jogador são paulino da temporada passada.

O Palmeiras é o patinho feio dos grandes. Dispensou muitos jogadores e contratou pouco (apenas o goleiro Fernando Prass e o lateral Ayrton), porém deve passar sem sustos pela primeira fase. Na fase de mata-mata pode provocar estragos nos adversários.

Quanto aos clubes interioranos, vejo Ponte Preta e São Caetano com maiores possibilidades de surpreender o Quarteto de Ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário