terça-feira, 26 de agosto de 2014

A minha homenagem a centenária Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras,enfim, entrou  no rol dos clubes centenários. Dono de uma histórica rica de conquistas, o alviverde é um dos poucos brasileiros que teve dois nomes. Foi fundado por imigrantes italianos em 26 de agosto de 1914 com o nome de Palestra Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo Getúlio Vargas, teve que mudar o nome para Sociedade Esportiva Palmeiras. O presidente Vargas havia declarado guerra aos países do "Eixo" (Alemanha, Itália e Japão) e se alinhou aos países "Aliados", (Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha, França, e outros).



A inesperada troca de nome até que foi positiva. De 1942 para cá, o Verdão colecionou inúmeros títulos, entre os mais importantes a Copa Libertadores da América de 1999 e os Campeonatos Brasileiros de 1960, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993 e 1994. Uma pena que no início dos anos 2000, o clube entrou em decadência e colecionou dois rebaixamentos à série B. Hoje, a situação é complicada no Campeonato Brasileiro. O temor do torcedor palmeirense é reviver o drama da degola. No entanto, os fracassos recentes não podem apagar uma das histórias mais ricas do futebol mundial.

Em breve, o Palmeiras ganhará um dos mais modernos estádios do mundo: o Allianz Parque. Espera-se que a inauguração desse marco seja importante para o clube voltar a ser protagonista no futebol brasileiro.

Vou prestar a minha homenagem ao Palmeiras escalando os melhores jogadores que eu já vi jogar. Tenho apenas 28 anos. Portanto não vi outros ídolos atuarem, casos do goleiro Oberdan Cattani, dos meias Ademir da Guia e Leivinha, entre outros.

Marcos; Arce, Antônio Carlos, Roque Júnior e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Alex e Rivaldo; Edmundo e Evair. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Parabéns, Palmeiras! Parabéns, palmeirense! Comemore essa importante data!

Nenhum comentário:

Postar um comentário