domingo, 17 de agosto de 2014

São Paulo afunda o Palmeiras: Alan Kardec foi o carrasco contra o ex-time

*** atualizado às 21h08 (17/08/14)

No Choque-Rei, no Pacaembu, o São Paulo foi mais eficiente do que o rival Palmeiras e com méritos chegou a vitória por 2 a 1, com gols de Alexandre Pato e Alan Kardec. O resultado complicou muito a situação do Verdão, que não vence há 9 jogos no Campeonato Brasileiro. Para piorar, entrou na zona do rebaixamento (Botafogo venceu o Fluminense e ultrapassou o clube paulista). Já o Tricolor (5o colocado), mesmo sem ter jogado bem, seguiu firme em busca da vaga no G-4.

                                            crédito foto: Rubens Chiri (spfc.net)

O jogo

Palmeiras e São Paulo fizeram um clássico fraco tecnicamente no Pacaembu. O primeiro tempo foi sonolento, com os dois times pouco concluindo a gol. Na etapa final, mesmo sem esbanjar boa técnica, ambos foram mais ousados e resolveram balançar as redes.

Nos minutos iniciais do clássico, o alviverde até deu a impressão que enfim encerraria o jejum de vitórias. Com Valdivia inspirado, o time comandado por Ricardo Gareca esteve mais perto de abrir o marcador. O chileno, que voltou ao clube após negociação mal sucedida com o futebol árabe, fez boa jogada pela esquerda e rolou para Henrique, que livre de marcação, chutou nas mãos de Rogério Ceni. Em seguida, Valdivia cobrou falta e a bola passou rente a trave.

Aos 18, em dividida normal com Kaká, o "Mago" sentiu tontura e foi substituído. Felipe Menezes entrou no seu lugar. *** Valdivia fraturou o nariz e pode sofrer cirurgia. O curioso é que o problema foi em decorrência de uma pancada sofrida no treinamento da última quarta-feira. Leia a reportagem do Globo.com

Sem Valdivia, o Palmeiras reduziu o ímpeto ofensivo. Por outro lado, o São Paulo tocava a bola de um lado para outro sem ameaçar o goleiro Fábio. Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec viviam uma jornada pouco inspirada. Kaká não se escondia em campo. Era o único que tentava levar o Tricolor ao ataque.

Na etapa final, enfim o clássico teve emoção. O São Paulo voltou melhor e abriu o placar aos 8 minutos. Fábio errou na saída de bola, Ganso acionou Pato, que bateu com categoria na saída do goleiro. Desarrumado em campo, o Palmeiras cedeu contragolpes ao adversário, que perdeu boas chances de ampliar o marcador. Alan Kardec recebeu assistência de Ganso e bateu para fora. Kaká, livre de marcação, chutou fraco para fácil defesa de Fábio.

Aos 14, Felipe Menezes arriscou de fora da área e a bola explodiu no braço de Edson Silva. O árbitro Péricles Bassols marcou a penalidade. O atacante Henrique converteu a cobrança e deixou tudo igual.

Nos minutos finais, o clássico voltou a ganhar emoção. Em posição de impedimento, Leandro fez boa jogada e bateu para defesa de Rogério Ceni. No rebote, o atacante cruzou para Henrique, que de frente para o gol, furou bisonhamente. Incrível!

O castigo palmeirense veio aos 43 minutos. Álvaro Pereira cruzou da esquerda , o até então apagado Alan Kardec subiu mais que Victor Luís e testou de cabeça para o gol. O atacante acabou sendo carrasco do ex-clube. Foi preciso. Apareceu pouco, mas decidiu. É diferenciado em meio à mediocridade do futebol brasileiro.

Embora tenha jogado menos que o rival, o São Paulo mereceu a vitória. Acabou prevalecendo a superioridade técnica do time de Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato, Alan Kardec e cia. O Palmeiras teve garra, mas ficou evidente a falta de qualidade no time para sonhar com um resultado melhor. A luta contra o terceiro rebaixamento na história será árdua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário