terça-feira, 19 de agosto de 2014

A primeira convocação de Dunga: 12 novidades em relação à Copa do Mundo

Nessa terça-feira, 19 de agosto, Dunga fez a sua primeira convocação para os amistosos contra Equador e Colômbia, em setembro, nos Estados Unidos. Gostei do que vi. Algumas caras novas. O treinador optou por mesclar juventude com experiência. Em relação à Copa do Mundo passada, foram 12 novidades (em negrito na lista abaixo).



O gaúcho deu espaço a jogadores que estão se destacando no Cruzeiro e no Corinthians, dois dos melhores times brasileiros no momento. Os corintianos Gil e Elias e os cruzeirenses Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart foram merecidamente lembrados. Outras surpresas foram as convocações dos laterais Danilo e Alex Sandro, ambos do Porto. Essa dupla se destacou pelo Santos na conquista da Copa Libertadores em 2011 e ainda são jovens com muita lenha para queimar.

Dunga fez o certo e preservou vários jogadores usados por Felipão como o zagueiro David Luiz, o lateral Maicon, os volantes Luiz Gustavo, Fernandinho e Ramires e o atacante Neymar, esse último, o único craque brasileiro. Seria uma irresponsabilidade grande queimar todos os jogadores pelo fracasso no último Mundial.

O torcedor brasileiro precisa ter em mente que antes do Mundial de 2018 é necessário a seleção ter uma boa base para as Eliminatórias, que prometem ser duríssimas (a competição se inicia em 2015). Há fortes times como Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Não será nada fácil a classificação brasileira para a Rússia em 2018.

Embora não seja o melhor treinador brasileiro, Dunga merece o voto de confiança de todos. A lista dos 22 convocados está boa, sem invenções, mas obviamente poderia ter sido melhor. Senti a ausência do atacante são paulino Alan Kardec, o melhor da função no decadente futebol brasileiro. Ele poderia estar no lugar de Hulk, que não fez uma boa Copa e está longe de agradar tecnicamente.

Espero que o treinador consiga formar um grupo competitivo e o principal, que o seu time pratique um futebol ofensivo.

Minha formação titular para o primeiro amistoso contra o Equador, no dia 5 de setembro seria: Jefferson; Maicon, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Philippe Coutinho e Neymar

CONFIRA A LISTA DOS 22 JOGADORES

GOLEIROS:

Jefferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli-ITA)

ZAGUEIROS:
David Luiz (PSG-FRA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madrid-ESP)

LATERAIS
Maicon (Roma-ITA)
Filipe Luís (Chelsea-ING)
Alex Sandro (Porto-POR)
Danilo (Porto-POR)

MEIO CAMPISTAS
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Oscar (Chelsea-ING)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Willian (Chelsea-ING)

ATACANTES
Hulk (Zenit-RUS)
Neymar (Barcelona-ESP)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário