segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Rapidinhas do Campeonato Brasileiro: O líder Cruzeiro, a decepção São Paulo, os dramas de Botafogo e Flamengo

*** 1/3 do Campeonato Brasileiro já foi disputado. O nível técnico continua ruim. Esperava-se que melhorasse no pós-Copa, mas isso ainda não aconteceu. Temos visto um festival de jogos ruins, onde prevalece a forte marcação entre as equipes e pouquíssima inspiração. São raros os momentos de bom futebol.

*** O líder Cruzeiro é um caso a parte no Nacional. Tem quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional. O momento cruzeirense é consequência do bom planejamento. O clube é dono do melhor elenco do país. Possui ótimos titulares e reservas que seriam aproveitados nas formações iniciais da maioria dos concorrentes. Vejo a Raposa ainda mais forte do que em 2013 quando levantou o terceiro troféu brasileiro. A base campeã foi mantida e reforços pontuais chegaram para facilitar ainda mais o trabalho do ótimo técnico Marcelo Oliveira. O Cruzeiro é o único que mantém a sua proposta de jogo tanto dentro como fora de casa. Não abre mão da posse de bola e quase sempre busca o gol. Por todos esses ingredientes é o grande favorito a comemorar mais um título no final de ano.

                                           crédito Foto: Gaspar Nobrega/Light Press

**** Internacional (2o), Fluminense (3o) e Corinthians (4o) podem brigar pela taça, mas precisam ser mais regulares na sequência da competição, sobretudo o Corinthians, que atua bem dentro dos seus domínios e mal fora, sendo pouco ousado em busca de um resultado positivo. Nos dois últimos jogos como visitante, o Timão pecou pela covardia, atuou de maneira lenta e apenas empatou sem gols contra Vitória e Coritiba, que estão longe de brigar pelas primeiras posições. Se mantiver a oscilação, dificilmente o alvinegro vai buscar o título e terá que se contentar apenas com a possibilidade de classificação à Copa Libertadores.

**** O Santos, sensação brasileira nos primeiros meses de 2014, não engrenou no Campeonato Brasileiro. Falta maturidade ao time, que ficou órfão de seu principal jogador logo nas primeiras rodadas. O meia Cícero acertou a saída e se transferiu ao Fluminense. Há claramente problemas na criação de jogadas do sexto colocado. Lucas Lima, ex-Sport, não é o "cara" para a missão.

**** O São Paulo é a grande decepção nas 13 primeiras rodadas. A diretoria trouxe importantes jogadores como Kaká e Alan Kardec, porém o resultado ainda não foi visto em campo. Kaká esteve apenas uma vez em campo e se recupera de uma lesão. O time ainda não deu liga e tropeçou contra modestos adversários como Chapecoense (derrota por 1 a 0) e Criciúma (empate em 1 a 1), em pleno Morumbi. Muricy Ramalho merece ser cobrado pela falta de melhores resultados, já que no papel o Tricolor tem um dos melhores times do Brasil. O treinador precisa dar um jeito no sistema defensivo são paulino. Os atletas têm batido cabeça dentro de campo. Os rivais agradecem....

*** Estou preocupado com o futuro dos tradicionais cariocas Botafogo e Flamengo. O Fogão vive mergulhado numa das piores crises financeiras de sua história. Os atletas não recebem salários há cinco meses e o presidente Mauricio Assumpção cogitou até retirar o seu time do campeonato. Se isso acontecer, o Glorioso sofrerá sanções e poderá até ser desfiliado da CBF. Dentro de campo, a realidade botafoguense é lutar contra a degola. Hoje, o clube ocupa apenas a 16a colocação. No Flamengo, a situação é ainda mais crítica. Hoje o rubro-negro está mergulhado na lanterna e aposta no decadente técnico Vanderlei Luxemburgo para sair do buraco. A tarefa será muito árdua. O elenco é muito frágil e há muito tempo Luxemburgo não emplaca um grande trabalho.

*** O Bahia, que possui uma das torcidas mais fanáticas do Nordeste, infelizmente caminha para o rebaixamento. O time ainda não se encontrou em campo e perdeu nos últimos dias o técnico Marquinhos Santos, que não resistiu aos maus resultados. Quem assumir o Tricolor de Aço terá muito trabalho...

\



Nenhum comentário:

Postar um comentário