quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Importantes jornais encerraram as atividades no mês de novembro. O jornalismo impresso está chegando ao final?


Desde o início da juventude, passei a ter o interesse em leituras de jornais. Essa prática diária contribuiu bastante para prestar faculdade de jornalismo. De todas as mídias, a impressa é a minha favorita. Ainda sonho em fazer parte desse ramo, depois de ter tido experiências com televisão e internet. No entanto, isso não será fácil de ser concretizado.


Nos últimos dias, o jornalismo impresso paulista sofreu um duro golpe com o final do tradicional Jornal da Tarde e do esportivo Marca Brasil. O primeiro deixou milhares de leitores órfãos após 46 anos de atividades. Já o segundo não teve uma longa história. Circulou em pouco mais de dois anos e não teve o retorno financeiro desejado pela Ejesa, grupo editorial que controlava o veículo. Centenas de comunicadores ficaram sem emprego. Há notícias de que outras publicações tradicionais deixaram de circular no restante do Brasil.



A pergunta que não quer calar: os jornais estão chegando ao final? Essa questão foi debatida durante várias aulas na FIAM, onde fiz o curso entre os anos de 2005 e 2008. Grande parte dos colegas e professores mostrava pessimismo quanto ao futuro dos impressos. Naquela época, eu remava contra a maré, mas  vendo a atual situação, reconsiderei a minha opinião. Já não sei se no futuro, teremos o prazer de folhear um jornal.

O modelo impresso está superado. A internet contribuiu para isso. Vou pegar como exemplo um jogo de futebol dominical. O Corinthians venceu o Palmeiras. Segundos após o apito final do árbitro, essa notícia estará em vários portais. Na segunda-feira, a mesma manchete vai figurar na capa dos principais impressos, ou seja a notícia perdeu a validade em poucas horas. O certo seria o jornalista explorar os motivos que levaram o Corinthians a triunfar sobre o rival e os efeitos positivos para a sequência do campeonato.

Tenho 26 anos de idade e devo ser um dos poucos dessa faixa etária que prefere um conteúdo impresso ao digital. Não consigo ler textos densos pelo computador. Minha vista cansa facilmente. Gosto de sentir o cheiro do papel jornal. Pelo jeito, nos próximos anos vou ter que me acostumar com a nova realidade cibernética. Triste! O jornalismo impresso está agonizando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário