domingo, 13 de outubro de 2013

Ataques de Corinthians e São Paulo patinam no Brasileirão e precisam de reforços para a próxima temporada

Corinthians (12º) e São Paulo (15º) estão sofrendo muito mais do que o esperado nesse Campeonato Brasileiro. Apontados por muito especialistas como dois dos postulares ao título brasileiro, os rivais estão bem longe do pelotão de elite e correm riscos de queda à série B. Um dos maiores motivos para a má colocação na tabela é sem dúvida a ineficiência ofensiva.

O Corinthians tem o segundo pior ataque do Brasileirão com apenas 22 gols em 28 rodadas. O São Paulo vem logo atrás com 26.


                                                      crédito foto: Vipcomm

A carência de gols ficou mais uma vez evidente no clássico do último domingo, no Morumbi, válido pela 28ª rodada. São Paulo e Corinthians voltaram a falhar na pontaria e não saíram de um empate em 0 a 0. Impressiona a dificuldade de os jogadores corintianos balançarem as redes. No returno, em nove jogos disputados, a equipe foi às redes adversárias em apenas três oportunidades. São três empates seguidos (Atlético-MG, Atlético-PR e São Paulo). Até o saco de pancadas, o lanterna Náutico fez mais gols do que o alvinegro paulista na segunda metade.

Escalados com frequência nas últimas partidas, Romarinho e Emerson Sheik anotaram apenas três gols. O jovem tem um e o veterano, dois. Romarinho mostra deficiência na finalização e tem se preocupado mais em cavar faltas do que ir em direção ao gol. Emerson Sheik esqueceu o bom futebol na conquista da Copa Libertadores de 2012 e virou um jogador normal e que responde com agressividade qualquer contato do adversário.

O artilheiro do Timão é o atacante Alexandre Pato, que ficou de fora das últimas três rodadas devido a preparação para amistosos com a Seleção Brasileira. Ele tem sete gols no Brasileirão, mas mesmo assim ainda não justificou os 40 milhões de reais investidos nele no início da temporada. O centroavante Guerrero fez cinco gols, mas ficou um longo tempo sem marcar e convive com problemas médicos.

O São Paulo também tem dado calafrios ao seu torcedor. A dificuldade é imensa para acertar o gol adversário. Não fosse o baixo rendimento do ataque, o Tricolor provavelmente estaria brigando pela parte da cima da tabela. Até o goleiro artilheiro Rogério Ceni desaprendeu a marcar gols. Só fez um e desperdiçou quatro cobranças seguidas de pênalti, três delas no Nacional. A última aconteceu justamente contra o rival Corinthians. Um gol naquele momento deixaria os são paulinos mais longe do Z-4 e colocaria maior pressão no adversário.

Apenas três atacantes do elenco fizeram gols (Luis Fabiano, Aloísio e Wellinton). Luis Fabiano é o artilheiro do time com seis tentos, porém não tem conseguido embalar uma sequência de jogos devido a lesões musculares e é questionado por alguns torcedores por não ter bom desempenho em momentos decisivos. Aloísio é o vice-artilheiro com cinco gols. No entanto está longe de ser a solução para os problemas ofensivos. O ex-jogador do Figueirense é raçudo, mas carece de técnica para ir às redes adversárias com mais frequência. Wellinton chegou com o Brasileirão em andamento e ainda não conseguiu cavar espaço entre os titulares. Fez apenas um gol. Osvaldo, que teve um início de ano muito bom, caiu de rendimento e não saiu do zero na competição. Com o jejum, perdeu espaço nas últimas rodadas.

As inscrições de novos jogadores para as últimas dez rodadas do Campeonato Brasileirão estão encerradas. Contudo, as diretorias de Corinthians e São Paulo precisam trabalhar arduamente na contratação de atacantes, visando a próxima temporada. 2014 está logo ali e os torcedores dos dois times não podem continuar sendo maltratados pela incompetência dos homens de frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário