domingo, 6 de outubro de 2013

Portuguesa tem a segunda melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro

Antes de o Campeonato Brasileiro começar, a Portuguesa foi apontada por muitos analistas como uma das favoritas ao rebaixamento à série B. Este blogueiro, que vos escreve, era um deles. Tudo indicava que as previsões seriam confirmadas. No primeiro turno, a Lusa passou a maior parte do tempo no Z-4.

O treinador Edson Pimenta não resistiu aos maus resultados e perdeu o emprego ao final da nona rodada. O ex-ponte-pretano Guto Ferreira assumiu o cargo e teve muita dificuldade no início de trabalho. A Lusa jogava até que bem, mas acabava sofrendo derrotas, muitas delas com gols tomados nos últimos minutos. Até um psicólogo veio a ser contratado pela diretoria.

                           crédito foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Ao contrário das expectativas, a Portuguesa iniciou uma reação fantástica no returno. Hoje tem a segunda melhor campanha (cinco vitórias e duas derrotas), perdendo apenas para o líder Cruzeiro. Com a sequência de bons resultados, a equipe de Guto Ferreira saltou para a 10ª colocação. Com a grande vitória sobre o Santos (3 a 0), no último domingo, no Canindé, a Lusa abriu seis pontos de diferença para o Vasco, o primeiro clube dentro do Z-4 e mostrou que as feridas da goleada sofrida para o Cruzeiro (4 a 0), na última quarta-feira, no Mineirão, foram rapidamente cicatrizadas.

A Portuguesa está longe de ter um grande esquadrão. O bom técnico Guto Ferreira não conta com grandes estrelas em seu plantel, porém conseguiu montar um time obediente taticamente e que não teme os grandes adversários. No final de semana passada, a Lusa havia humilhado nada menos do que o atual campeão mundial, o Corinthians, em Campo Grande.

Destaco também a força psicológica dos jogadores. Mérito ao profissional contratado no final de agosto. O time parou de sofrer gols no apagar das luzes.

O veterano meia Souza é um dos grandes destaques da recuperação lusitana, quase sempre dando bons passes e deixando os companheiros na cara do gol.

O centroavante Gilberto também merece elogios. Contratado por empréstimo junto ao Internacional com a competição em andamento, o jogador vem correspondendo em campo com gols importantes, assumindo a vice-artilharia do Nacional com 13 gols - cinco deles foram contra Corinthians e Santos. Antes de o atacante desembarcar no Canindé, o clube chegou a ostentar a marca de pior ataque da competição. O panorama se alterou e hoje a Lusa só não tem mais gols do que Cruzeiro e Atlético-PR.

A trajetória de Gilberto é muito parecida com a de Bruno Mineiro, que em 2012 não parou de fazer gols pela Lusa. Na época, o atacante estava emprestado pelo Atlético-PR.

Faltam apenas 12 rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro e é bem provável que o torcedor lusitano não passe mais sofrimento em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário