quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dida brilha na classificação do Grêmio à semifinal da Copa do Brasil. O irresponsável Pato é o vilão da eliminação corintiana

O Grêmio precisou das penalidades para avançar à semifinal da Copa do Brasil após um empate sem gols no tempo normal diante de um Corinthians extremamente cauteloso, em Porto Alegre (na ida, no Pacaembu, também houve 0 a 0). Pará, Elano e Kléber converteram as cobranças do Tricolor Gaúcho (3 a 2). Romarinho e Alessandro descontaram para o Timão.

O irresponsável Alexandre Pato tentou a cavadinha na última cobrança, Dida defendeu com tranquilidade e botou os gaúchos na próxima fase do torneio. O experiente goleiro já havia defendido cobranças de Danilo e Edenilson.



O jogo

Sob o apoio irrestrito de sua torcida, o Grêmio dominou o Corinthians na maior parte dos 90 minutos com forte marcação sob pressão. No primeiro tempo, o Timão finalizou apenas uma vez em direção ao gol. Dida espalmou chute de Douglas. Muito pouco para as tradições do clube. O meio de campo corintiano mostrou muita dificuldade em fazer a ligação com o ataque. Ralf, Guilherme, Edenilson e Douglas abusaram dos erros de passe.

Por outro lado, o Grêmio criou mais chances, principalmente pelo lado direito do campo. Kléber aproveitou-se da fragilidade defensiva de Fábio Santos para incomodar o goleiro Walter. Na primeira oportunidade, ele bateu para boa defesa do arqueiro. No rebote, de frente para o gol, o chileno Vargas chutou para longe.

No segundo tempo, o Grêmio intensificou a pressão em busca do gol que lhe daria a classificação ainda no tempo normal. Barcos, livre de marcação, cabeceou para grande defesa de Walter.  O Corinthians só assustou em cobrança de falta de Emerson Sheik aos 30 minutos. A bola passou perto da trave.

Aos 37 minutos, os anfitriões perderam chance incrível para sair em vantagem. Vargas, dentro da grande área, finalizou na trave. Nos minutos finais, Vargas e Emerson Sheik se desentenderam e foram expulsos pelo árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra.

O Grêmio merecia a vitória e consequentemente a classificação no tempo normal. Teve muito mais volume de jogo diante de um adversário, que chegou muito pouco ao ataque. Contudo, o empate sem gols acabou prevalecendo.

Nas penalidades, o Grêmio enfim comprovou a superioridade e bateu os paulistas por 3 a 2. Dida pegou três cobranças. O rival Walter defendeu batida de Barcos.

O Imortal agora pegará o Atlético-PR na semifinal da Copa do Brasil. O Furacão eliminou o Internacional, em Curitiba.

Com a eliminação, o Corinthians sepultou suas chances de jogar a Copa Libertadores de 2014, o que é um desastre para um clube que investiu pesado em seu elenco. É inadmissível que um atacante, que custou 40 milhões de reais, brinque em sua cobrança de pênalti diante do gigante Dida, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro.

O Timão agora concentra suas forças apenas no Campeonato Brasileiro, onde é apenas o 12º colocado e corre risco considerável de queda à série B. Domingo, o alvinegro medirá forças contra o Santos, em Araraquara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário