quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Com a série B no papo, como anda o planejamento do Palmeiras para 2014?

O Palmeiras está muito perto de sacramentar o retorno à elite do futebol brasileiro. O acesso pode vir ainda no mês de outubro. Faltando apenas 10 rodadas para o final da série B, o Verdão tem 17 pontos a frente do quinto colocado, o Paraná.

A tranquilidade na fraca série B permite ao Palmeiras antecipar o planejamento para 2014, o ano do centenário do clube. No entanto não consigo ver um empenho entre os dirigentes palestrinos para que o clube entre na próxima temporada com boas possibilidades de conquistas.

Para começar, a diretoria ainda não definiu quem será o treinador em 2014. Gilson Kleina tem contrato até o final de dezembro de 2013, e não há garantia de que terá seu vínculo prorrogado. Vanderlei Luxemburgo, que hoje treina o Fluminense, tem a simpatia de alguns cartolas e pode pintar  no centenário. Confesso que seria um erro apostar no retorno de Luxa, que há um bom tempo não realiza um trabalho convincente. A relação custo benefício é ruim. Hoje, o badalado treinador ganha muito e faz pouco. Não é nem sombra daquele profissional competente da década de 90.

O mais sensato seria a manutenção de Gilson Kleina no comando, já que há poucas opções interessantes no mercado. Kleina conhece bem o grupo e vem fazendo um trabalho satisfatório, embora tenha sofrido com eliminações na semifinal do Campeonato Paulista, e nas oitavas de finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.

                                                   crédito foto: Arena

Outro ponto que preocupa é o excesso de jogadores, que terão contratos encerrados em dezembro de 2013. São 13 no total: o goleiro Bruno, os zagueiros Vilson e André Luiz, o lateral Fernandinho, os volantes Charles, Márcio Araújo, Marcelo Oliveira, Léo Gago e Wendel; os meias Ronny, Rhondinelly e os atacantes Ananias e Leandro. Desses, Vilson, Charles, Márcio Araújo, Ananias e Leandro são os mais aproveitados por Kleina. Creio que a diretoria deveria fazer um esforço para ampliar o vínculo desses cinco últimos atletas, que mostraram potencial. Com exceção a Márcio Araújo, os outros atletas estão emprestados por Grêmio (Vilson e Leandro) e Cruzeiro (Charles e Ananias).

O Palmeiras também pode perder a revelação Luis Felipe para o Benfica, de Portugal. Após vários empréstimos para clubes do interior paulista, o jovem retornou ao clube para a disputa da série B e conquistou a titularidade na lateral-direita. Luis Felipe mostrou qualidade no apoio. O contrato dele com o alviverde vai até março de 2014 e desde já  pode assinar um pré contrato com outro clube.

A tendência é que o Palmeiras perca um número considerável de jogadores para a próxima temporada. Portanto a diretoria deverá ir atrás de bons jogadores. A cobrança da torcida será imensa. Ninguém admitirá um centenário frustrante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário