quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O bom senso prevaleceu e a diretoria corintiana manteve Tite

O principal assunto da última quinta-feira foi a possibilidade da saída do técnico Tite do Corinthians devido a sequência de resultados negativos no Campeonato Brasileiro, que aproximaram o time da temida zona do rebaixamento. Alguns colegas da imprensa bancaram a sua saída, porém no final do dia a diretoria do clube garantiu a permanência. Para o diretor de futebol Roberto de Andrade, a demissão do treinador não foi colocada em pauta.

O bom senso acabou prevalecendo. A direção acertou em manter Tite no comando mesmo com o treinador não vivendo bom momento no Timão e não tendo humildade para reconhecer seus erros. Não fazia sentido em dispensar o técnico mais vitorioso da história corintiana faltando pouco mais de dois meses para o final do vínculo contratual. No entanto se fosse dirigente do clube não prolongaria o acordo para o bem das duas partes. Claramente desgastado no Parque São Jorge, Tite merece respirar novos ares em 2014. Por outro lado, o Corinthians deveria apostar num técnico da nova geração como Cristóvão Borges (Bahia) ou Enderson Moreira (Goiás).

O elenco precisa ser reformulado para a próxima temporada. Vejo muitos jogadores que não estão rendendo mais depois de tantas conquistas nos últimos anos, casos do lateral Alessandro e dos meias Danilo e Douglas, que estão sentindo os efeitos da idade avançada. Alessandro já comunicou que pendurará as chuteiras após o final do Campeonato Brasileiro e deve ocupar um cargo diretivo. Manteria Danilo e Douglas apenas para comporem o elenco. Ambos não têm mais condições de terem uma sequência como titulares. O Corinthians precisa de sangue novo no meio de campo. Os meio-campistas Ibson e Maldonado, que chegaram no decorrer da temporada, em nada acrescentaram e deveriam ser dispensados.

O setor ofensivo também merece cuidados especiais da diretoria. Pasmem! Nas últimas dez rodadas do Brasileirão, o Timão balançou as redes apenas três vezes, o que é inadmissível. O Timão deveria ir atrás de um novo centroavante para disputar posição com Guerrero, que convive com problemas físicos. Romarinho e Emerson Sheik nunca foram primores na finalização. Alexandre Pato tem sete gols no campeonato, mas some quando o time mais precisa dele assim não justificando os mais de 40 milhões investidos em seu futebol.

Nesse sábado, o Corinthians pega o desesperado Criciúma, em Itu. Jogo muito importante para o time se distanciar da zona do rebaixamento e poder respirar com mais tranquilidade. Em caso de novo tropeço, a pressão em cima de Tite voltará a ficar grande. Além do Tigre, o alvinegro terá pela frente até o final do campeonato mais quatro adversários que estão na parte de baixo da tabela: Fluminense (casa), Coritiba (fora), Vasco (casa) e Náutico (fora).


Nenhum comentário:

Postar um comentário