quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O esboço do Corinthians no Mundial: Base da Libertadores mantida e a novidade Guerrero como centroavante


Sem pretensões no Campeonato Brasileiro, o técnico Tite deve usar as próximas rodadas para ensaiar o time com vistas ao Mundial de Clubes, em dezembro.


Na vitória sobre o Sport (3 a 0) no último domingo já vimos em campo um pouco daquilo que o treinador pretende usar no Japão. Ao contrário da fase final da Copa Libertadores, Tite não vai abrir mão de um centroavante fixo. Dificilmente, o peruano Guerrero (foto) não será o titular na estreia do Mundial.  Embora ainda não tenha brilhado com a camisa corintiana, o atacante tem agradado a comissão técnica. Com o camisa 9, o time ganha mais poder de fogo. O atacante Emerson Sheik, suspenso pelo STJD e o zagueiro Chicão, em recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal voltarão ainda nesse mês. Assim a tendência é que Romarinho e Wallace fiquem como opções no banco de reservas.



A base campeã da Libertadores foi mantida com exceção ao zagueiro Leandro Castán e o meia Alex, negociados respectivamente com a Roma e Al Gharafa-CAT. O atacante Jorge Henrique, que sofre com sucessivas lesões, perdeu espaço entre os titulares.

O meio de campo terá a dupla de volantes Ralf e Paulinho. Os meias Danilo e Douglas se revezarão na criação de jogadas. O atacante Emerson Sheik deve atuar como um ponta esquerda explorando sua habilidade e velocidade.

O planejamento corintiano para o Mundial está indo muito bem. Se continuar assim, o Timão tem tudo para conquistar o bicampeonato. O importante é o time não relaxar demais na reta final do Campeonato Brasileiro e não repetir o erro do rival Santos, que na temporada passada poupou muitos jogadores e chegou ao Japão sem ritmo ideal de jogo. 

Considero aquela formação campeã da Libertadores um pouco melhor que a atual. O desempenho da defesa não é o mesmo sem Leandro Castán (Paulo André-substituto) e sem Alex (Douglas-substituto) perde muita força nos chutes de média e longa distância. Em compensação hoje o time tem uma referência no ataque. Em boa parte da campanha da Libertadores, Tite não pôde usar o centroavante Liedson (hoje no Flamengo), que vivia com problemas físicos em seu joelho.

Provável Corinthians no Mundial: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Emerson Sheik e Guerrero

Corinthians campeão da Libertadores 2012: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson Sheik e Jorge Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário