terça-feira, 16 de outubro de 2012

Seleção Brasileira evoluiu bastante a partir das titularidades de Paulinho e Kaká


Nos últimos dias, a seleção brasileira realizou dois amistosos contra Iraque e Japão. Apesar de serem adversários modestos, notei evolução no futebol apresentado pela seleção sobretudo com as titularidades do meia Kaká e do volante Paulinho. O primeiro teve suas primeiras chances com Mano Menezes e deu um toque de experiência a um grupo tão jovem. O segundo parece que cavou de vez o seu espaço entre os titulares com muita mobilidade na saída para o jogo.



Contra o Iraque, na última quinta-feira, o Brasil envolveu os adversários desde o primeiro minuto e goleou por 6 a 0. Poderia ter sido muito mais dada a fragilidade técnica dos asiáticos.

Nessa terça-feira, o Brasil goleou o Japão por 4 a 0, em Breslávia, na Polônia. Os japoneses não são nenhuma galinha morta como os iraquianos, porém não conseguiram resistir a boa atuação brasileira. Com muita movimentação no meio de campo e ataque, o Brasil começou a construir a grande vitória logo nos primeiros minutos de jogo. O Brasil abriu a contagem com o volante Paulinho em bela assistência de Oscar. Neymar, em pênalti inexistente, fez 2 a 0. Na etapa final, Neymar ampliou para 3 a 0 e Kaká, o grande destaque dos últimos dois amistosos, fechou o placar. O volante Ramires ainda teve um gol mal anulado.

Assim como contra o Iraque, o técnico Mano Menezes apostou numa formação ousada com dois volantes modernos que sabem sair para o jogo (Paulinho e Ramires), dois meias (Kaká e Oscar) e dois atacantes de velocidade (Hulk e Neymar).

Faltando pouco menos de dois anos para a Copa do Mundo, começamos ter em mente o time base para a maior competição mundial.

Tudo indica que o goleiro Diego Alves será o titular em 2014. O arqueiro do Valencia tem evoluído a cada partida.

Embora estejam lesionados, os laterais Daniel Alves e Marcelo dificilmente serão cartas fora do baralho.

 A dupla de zaga deve ser formada por Thiago Silva e David Luiz. Esse último não se encontra em sua melhor fase, porém seu reserva, Dedé também não faz uma boa temporada a frente do Vasco. Hoje, não vejo ninguém que ameace a titularidade do beque do Chelsea.

No meio de campo, tenho dúvidas se Mano Menezes manterá daqui para frente a dupla de volantes Paulinho e Ramires. Será que vai testá-los contra seleções de maior calibre? Creio que vale a pena repetir a experiência bem sucedida contra Iraque e Japão. Ambos são volantes modernos. A Espanha, atual campeão mundial, possui dois jogadores semelhantes: Busquets e Xavi.

O meia Oscar é outro que tem tudo para carimbar sua figurinha em 2014. O jovem jogador do Chelsea tem mostrado desenvoltura com a camisa 10 com boas assistências e gols.

Embora tenha brilhado nos últimos amistosos, Kaká ainda depende de uma regularidade. Nas últimas temporadas sofreu com inúmeros problemas físicos. Será que vai estar 100% clinicamente recuperado na Copa do Mundo? 

No ataque, temos Neymar, a nossa maior esperança para o hexacampeonato mundial. Com a entrada da estrela Kaká, não ficamos tão dependente do jogador santista. Hulk ainda não convence muitos brasileiros, mas tem o respaldo do treinador. É uma peça muito importante taticamente. Abusa da velocidade pelos lados do campo. Ganhou a vaga do centroavante Leandro Damião.

O próximo amistoso preparatório para a Copa do Mundo é  contra a Colômbia,  no dia 14 de novembro, em New Jersey (EUA).  Nossos vizinhos sulamericanos ocupam a vice-liderança das Eliminatórias e contam com o ótimo atacante Falcão Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário