segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Flu caminha a passos largos rumo ao tricampeonato brasileiro


Pela primeira vez nessa edição do Campeonato Brasileiro, um líder conseguiu abrir seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O autor desse feito é o Fluminense, que no último final de semana bateu o arquirrival Flamengo por 1 a 0 e acabou sendo beneficiado pelo empate do Atlético-MG, segundo colocado, sobre a Portuguesa, no Canindé.


Faltando apenas 11 rodadas para o final, o Tricolor Carioca caminha a passos largos rumo ao tricampeonato brasileiro. Não possui um time brilhante, mas tem sido eficiente nas últimas rodadas e tem em seu plantel, Fred, aquele atacante que cresce em decisões. O artilheiro marcou um belo gol de voleio na vitória sobre os rubro-negros. O meio de campo é muito forte com Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves. No ataque, o jovem Wellington Nem se entende muito bem com o veterano Fred.

Além da competência, a sorte também tem acompanhado os tricolores. No clássico, o Flamengo desperdiçou chances incríveis. Bottinelli bateu mal pênalti e Diego Cavalieri, o melhor goleiro do Brasil, defendeu. Rodadas atrás, o Flu havia sido inferior contra a Portuguesa, mas mesmo assim buscou os três pontos fora de casa.

Dificilmente algum clube conseguirá tirar o título do Flu. O Atlético-MG, que era forte concorrente, caiu demais no returno e a pressão pela ausência de títulos importantes atrapalha bastante os atleticanos. Desde 1971, o Galo não ergue o caneco do Nacional.

O Grêmio, terceiro colocado, não consegue deslanchar no campeonato. Exemplo disso é que mesmo com um jogador a mais na maior parte do segundo tempo (Neymar foi expulso), conseguiu ceder o empate ao Santos, no Olímpico lotado. Era a chance de seguir na caça ao líder. A diferença em relação ao Flu que era de sete pontos, aumentou para nove ao término da 27ª rodada. Vasco e São Paulo oscilam demais e não têm pegada para se aproximar ao líder.


Tenho a impressão que ao contrário das últimas edições, o campeonato será decidido com algumas rodadas de antecedência. Em 2008, 2009, 2010 e 2011 o ganhador da taça só foi conhecido na rodada final. O último clube a levar o campeonato com rodadas de antecedência foi o São Paulo em 2007 (34ª rodada) após vencer o América de Natal por 3 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário