quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Kaká e Leandro Castán, as novidades de Mano Menezes para a seleção brasileira


Mano Menezes convocou na tarde dessa quinta-feira a seleção brasileira para os amistosos contra Japão (11 de outubro) e Polônia (16 de outubro). Esses jogos acontecerão respectivamente em Malmö, na Suécia e Wroclaw, na Polônia.

A grande novidade é o retorno do meia Kaká, que não veste a amarelinha desde às quartas de final da Copa do Mundo de 2010. Kaká já havia sido lembrado por Mano Menezes para amistosos contra Egito e Gabão em 2011, porém acabou sendo cortado da lista devido a uma lesão muscular.



Entendo que a seleção precisa de experiência. Só os meninos não conseguem segurar o rojão, mas não levaria o veterano atleta, que não é nem titular do Real Madrid e não consegue atuar em alto nível há um bom tempo. Com a amarelinha, Kaká nunca correspondeu. Negou fogo nas Copas do Mundo de 2006 e 2010. Não sei se terá condições físicas e técnicas para a próxima Copa do Mundo em 2014.

Outra surpresa foi a primeira convocação do zagueiro Leandro Castán, da Roma. O beque já merecia há algum tempo uma vaga entre os convocados. O ex-corintiano foi eleito o melhor zagueiro da última Copa Libertadores e comandou um dos melhores sistemas defensivos de toda a história da competição. É forte no jogo aéreo e tem boa velocidade, o que facilita na antecipação aos atacantes adversários. Evoluiu bastante desde o Campeonato Brasileiro de 2011 e atualmente é titular da Roma. Vale testá-lo!

Com poucos nomes de confiança no gol, Mano voltou a dar oportunidade ao goleiro Victor, do Atlético-MG. Não é o meu favorito. Até o momento não entendo a ausência de Diego Cavalieri, do Fluminense, que está fazendo um Campeonato Brasileiro muito bom.

O meia Giuliano, ex-Inter e atualmente no ucraniano Dnipro, voltou a ser lembrado pelo técnico. Apesar de gostar do estilo do jogador, confesso que não tenho o visto jogar.

O curioso é que para evitar maiores prejuízos aos clubes brasileiros na reta final do Nacional, Mano Menezes convocou apenas um jogador de cada clube. Isso ainda não resolve o sério problema do calendário de jogos. O justo seria o Campeonato Brasileiro ser paralisado em dia de amistosos da seleção.

Jefferson, Victor, Dedé, Paulinho, Fernando, Lucas, Thiago Neves, Neymar e Leandro Damião desfalcarão seus clubes durante três rodadas do Campeonato Brasileiro.

Veja a lista dos convocados:


GOLEIROS:
Diego Alves (Valencia)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético-MG)

LATERAIS:
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)
Alex Sandro (Porto)

ZAGUEIROS:
Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Leandro Castán (Roma)

VOLANTES:
Sandro (Tottenham)
Paulinho (Corinthians)
Fernando (Grêmio)
Ramires (Chelsea)

MEIAS:
Lucas (São Paulo)
Oscar (Chelsea)
Giuliano (Dnipro-UCR)
Thiago Neves (Fluminense)
Kaká (Real Madrid)

ATACANTES:
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Hulk (Zenit)

Nenhum comentário:

Postar um comentário