quarta-feira, 3 de abril de 2013

Corinthians toma pressão, mas bate Millonarios e se garante nas oitavas de final da Libertadores

Assim como no triunfo sobre o São Paulo, no último domingo, pelo Campeonato Paulista, o Corinthians jogou para o gasto, mas venceu na noite dessa quarta-feira o Millonarios (1 a 0), em Bogotá, pelo grupo 5 da Copa Libertadores. De quebra, a equipe garantiu a classificação para as oitavas de final com uma rodada de antecedência. Na próxima quarta-feira, o Timão fecha a fase de grupos diante do eliminado San José, no Pacaembu e precisa de uma vitória para terminar como líder.



O jogo

O Corinthians iniciou a partida tomando pressão dos colombianos e demorou a se acertar em campo. O Millonarios surpreendeu os visitantes com rápidas trocas de passe e grande domínio da posse de bola, porém finalizou pouco na meta corintiana, a não ser em chute forte de Montero, defendido por Cássio.

O Timão teve muitas dificuldades quanto a marcação e deixou muitos espaços para o Millonarios atacar, algo anormal nos últimos anos. A equipe de Tite errou muitos passes, abusou da ligação direta com o ataque e só mostrou evolução na parte final do primeiro tempo. O Timão enfim deixou o campo de defesa a partir dos 30 minutos e foi para a frente. Emerson Sheik e Alexandre Pato tiveram boas chances para marcar, mas pararam em grandes defesas de Zapata.  A exemplo do clássico contra o São Paulo, o canhoto Danilo teve oportunidade para marcar com o pé direito, mas dessa vez não foi feliz na finalização. A bola passou rente ao travessão.

O início do segundo tempo foi semelhante a primeira etapa com o Millonarios rondando o campo de ataque em busca do gol e o Corinthians retraído, esperando contragolpes. Logo aos 4 minutos, Montero arriscou chute de fora da área e a bola explodiu no travessão. Aos 12 minutos, brilhou a estrela de Tite. O treinador sacou o apagado Alexandre Pato para a entrada de Jorge Henrique. O atacante precisou de apenas alguns segundos para tabelar com Alessandro na lateral e rolar para o maestro Danilo estufar as redes.

Com a derrota parcial, o treinador do Millonarios fez algumas alterações. Trocou o lateral Ortiz e o meia Candero respectivamente pelo atacante Perlaza e pelo meia Tancredi. O time colombiano ficou ainda mais ofensivo e se não fosse a má pontaria de seus jogadores teria tranquilamente chegado ao empate. A melhor chance veio aos 40 minutos. Montero arriscou chute, Cássio bateu roupa e no rebote Rentería chutou muito longe.

Nos minutos finais, o Millonarios mostrou certa desorganização e sem sucesso abusou das jogadas aéreas. O clube colombiano não conseguiu evitar a eliminação e na próxima semana apenas cumprirá tabela diante do classificado Tijuana, no México. Mesmo jogando mal, Corinthians se postou na defesa nos minutos finais, garantiu mais três pontos e consequentemente a classificação para a próxima fase da Copa Libertadores.

Pitacos

*** O Corinthians precisará melhorar no mata-mata da Libertadores, principalmente quando atuar como visitante. O time deu muita liberdade para os colombianos, que se tivessem melhor técnica, teriam causado estragos. O Timão levou um sufoco desnecessário diante do lanterna do grupo.

*** Danilo, mais uma vez, definiu um jogo de muita importância. Não fez uma grande partida, mas foi cirúrgico numa das raras chances que o Timão teve. O meia combina muito com a Libertadores. Como cresce em partidas decisivas!

*** Está virando redundância. Mais uma grande partida do zagueiro Gil. Chegou ao clube desacreditado, porém tornou-se a peça mais segura do sistema defensivo. Que bela contratação!

*** Não gostei dos laterais Alessandro e Fábio Santos. Vacilaram demais na marcação e subiram pouco ao ataque.

***O goleiro Cássio fez ótima defesa no primeiro tempo, mas falhou em várias bolas aéreas. Terminou a partida com uma lesão no punho e pode virar desfalque nos próximos jogos.

***Danilo e Paulo André reconheceram que o Corinthians teve atuação abaixo da média na Colômbia. Muito bem!!

*** Há de ser destacado o fair play das duas equipes. Millonarios e Corinthians cometeram apenas 12 faltas durante a partida. Algo anormal para um torneio tão disputado como a Libertadores.

2 comentários:

  1. O Corinthians nem de longe lembrou o time que foi campeão em 2012. Precisa melhorar e muito se quiser o bi-campeonato!!

    Abraço, Alaby!!

    ResponderExcluir