sexta-feira, 19 de abril de 2013

Todos brasileiros avançaram às oitavas de final da Copa Libertadores. Análise dos confrontos


Atlético-MG, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Grêmio confirmaram as previsões iniciais e avançaram às oitavas de final da Copa Libertadores 2013. Pela primeira vez no torneio, seis clubes brasileiros vão disputar o mata-mata. Nem todos tiveram vida tranquila na fase de grupos.


CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL

Atlético-MG x São Paulo

Infelizmente esses dois grandes clubes vão se encontrar logo nas oitavas de final. Ambos têm potencial para chegar à final. No entanto um deles dará adeus ao torneio nas próximas semanas. Galo e Tricolor reeditarão os confrontos da fase de grupos. Os paulistas passaram por maus bocados na fase anterior e só garantiram a permanência no torneio após a vitória sobre os mineiros aliada a uma derrota do The Strongest para o Arsenal, em Sarandí. O São Paulo entrou como o pior segundo colocado. Já o Atlético-MG obteve a melhor campanha entre os 32 participantes e perdeu o 100% de aproveitamento apenas na última rodada do grupo 2.

Embora o Galo possua uma equipe melhor, não há como apontar um favorito nesse duelo. O Tricolor tem mais tradição no torneio sulamericano. Chegou a seis finais e conseguiu três títulos. Os mineiros jamais foram a uma decisão e passaram um bom tempo sem disputar a taça mais cobiçada das Américas. Essa falta de experiência pode pesar.

O São Paulo entra no mata-mata fortalecido após a convincente vitória sobre o mesmo Atlético e ainda terá o retorno do meia Jadson, que cumpriu suspensão automática. O atacante Luis Fabiano voltará apenas no duelo de volta, em Belo Horizonte, após a suspensão de quatro jogos imposta pela Conmebol.

O Atlético provavelmente contará com o meia Bernard, que se recupera de luxação no ombro. Diego Tardelli, que com problema muscular não enfrentou o Tricolor no Morumbi, também deve retornar. A presença desses dois jogadores será fundamental para o Galo buscar a vaga nas quartas de final. Quem passar, pega o vencedor de Palmeiras x Tijuana-MEX.

Ida: 2 de maio, às 20h15, no Morumbi

Volta: 8 de maio, às 22h, Arena Independência

Palpite: São Paulo


Corinthians x Boca Juniors

Um dos confrontos mais interessantes dessa fase. Será a reedição da última final do torneio, vencida pelo Timão após empate em 1 a 1, em La Bombonera e vitória por 2 a 0, no Pacaembu.

Embora o Boca não seja mais aquele bicho papão do início da década, é um time muito traiçoeiro e que deve dar muito trabalho ao Corinthians. Os xeneizes costumam crescer no mata-mata. Em 2012, mesmo não desenvolvendo bom futebol conseguiu eliminar o Fluminense nas quartas de final. Os cariocas obtiveram a melhor campanha da fase de grupos e não foram muito longe na competição.

Creio que o atual campeão sulamericano é o favorito. Vive momento melhor que o rival e mostrou regularidade ao longo da fase de grupos, ao contrário do Boca, que se classificou como segundo colocado com três vitórias e três derrotas.

Quem passar, pega o vencedor de Vélez Sarsfield e Newell's Old Boys.

Ida: 1º de maio, às 21h50, em La Bombonera

Volta: 15 de maio, às 22hPacaembu

Palpite: Corinthians


Palmeiras x Tijuana

Os dois adversários jamais se encontraram. O Tijuana foi uma das surpresas da fase de grupos. Debutante na Libertadores, fez uma campanha muito boa no grupo 5, obtendo o mesmo número de pontos do Corinthians, porém acabou perdendo a liderança pelo saldo de gols inferior aos brasileiros. É um time muito difícil de ser batido, sobretudo quando é mandante. O gramado do estádio Caliente é sintético. A bola ganha muita velocidade. O Corinthians sentiu os efeitos adversos e perdeu a longa invencibilidade no México.

Para sonhar com a vaga na próxima fase, o Palmeiras precisará melhorar sua campanha como visitante. Não pontuou na fase de grupos. Sofreu derrotas para Tigre, Libertad e Sporting Cristal, adversários inferiores aos mexicanos.

O Palmeiras tem muito mais experiência no torneio, mas é inferior tecnicamente ao Tijuana. Pode igualar ao adversário na base da raça, como fez em alguns jogos do Pacaembu.

Quem passar, pega o vencedor de Atlético-MG x São Paulo.

Ida: 30 de abril, às 22h30, no Estádio Caliente

Volta: 14 de maio, às 22h, no Pacaembu

Palpite: Tijuana



Santa Fé-COL x Grêmio

Esperava-se que o Grêmio passasse para às oitavas de final com mais tranquilidade. A equipe foi a última rodada da fase de grupos dependendo do empate diante do Huachipato, no Chile para confirmar a vaga. Isso acabou acontecendo, porém os chilenos estiveram próximos da vitória no final da partida. Uma derrota confirmaria a eliminação dos gaúchos. Apesar de contar com uma formação base interessante, o Grêmio não conseguiu mostrar um futebol convincente.

Passado o susto, o Tricolor dos Pampas terá uma pedreira pela frente. Vai pegar um adversário muito forte, que teve a segunda melhor campanha da fase de grupos. O Santa Fé vive ótimo momento. Foi líder do grupo 6 e também tem a ponta do Campeonato Colombiano.

Brasileiros e colombianos jamais se enfrentaram. O Grêmio leva ligeiro favoritismo, mas precisa jogar muito mais se quiser chegar longe na competição e para complicar mais não terá o meia Zé Roberto no jogo de ida. O melhor jogador gremista na temporada levou o terceiro amarelo contra o Huachipato. Uma baixa muito importante.

Quem passar, enfrenta o vencedor de Real Garcilaso-PER e Nacional-URU.


Ida: 1º de maio, às 19h30, na Arena Grêmio

Volta: 7 de maio, às 22h, no El Campín


Palpite: Santa Fé





Fluminense x Emelec-EQU

Assim como o Grêmio, o Fluminense ficou devendo futebol na fase de grupos. O Tricolor Carioca garantiu a sua classificação apenas na última rodada com uma vitória magra sobre o modesto Caracas, em São Januário. Mesmo assim, os cariocas terminaram como líderes do grupo 8 e vão pegar o Emelec nas oitavas de final.

O Tricolor Carioca entra como favorito no confronto. Terá mais chances de avançar se contar com os meias Deco e Thiago Neves e o atacante Fred, que desfalcaram a equipe em alguns jogos da fase anterior por conta de lesão.

É o segundo ano consecutivo que os equatorianos passaram às oitavas. Em 2012 encontraram o Corinthians no mata-mata, mas não resistiram ao poderio de uma equipe que meses mais tarde conquistaria a inédita Libertadores.

O Emelec foi o vice-líder do grupo 4 com 10 pontos ganhos, mas não mostrou um futebol de encher olhos. Teve números modestos. Fez apenas cinco gols e tomou quatro.

Quem passar nesse confronto, aguarda o vencedor de Tigre x Olimpia.

Ida:
2 de maio, às 22h30, no Estádio George Capwell

Volta: 8 de maio, às 22h, em São Januário

Palpite: Fluminense

Um comentário:

  1. Serão jogos difíceis, mas ainda acredito que as semifinais só terão brasileiros!

    Abraço!

    ResponderExcluir