domingo, 7 de abril de 2013

Curtinhas da 17ª rodada do Paulista: Grandes se garantem quartas de final e a briga na parte de baixo

***O líder São Paulo foi o primeiro time a se garantir nas quartas de final do Campeonato Paulista. O objetivo inicial foi conquistado após a vitória sobre o Paulista de Jundiaí (2 a 0) na 15ª rodada, há cerca de dez dias. Nesse domingo, a equipe derrotou o Botafogo (3 a 1), em Ribeirão e ficou próxima de confirmar a liderança.

***Na 17ª rodada, que teve início na última quarta-feira, mais três grandes clubes carimbaram passaporte para a próxima fase do Estadual.  Nenhuma novidade! O Santos entrou em campo contra o São Caetano (empate em 1 a 1), na quinta-feira, já classificado. No dia anterior, o Bragantino, até então 9º colocado, havia sido derrotado pelo XV de Piracicaba e não poderia alcançar mais o Peixe.



*** No domingo, o mistão do Corinthians bateu o São Bernardo por 2 a 0 e também se garantiu com duas rodadas de antecedência na próxima fase. Mesmo com o triunfo no Pacaembu, o Timão se manteve na 5ª colocação e agora prioriza terminar a primeira fase entre os quatro primeiros colocados para ter o mando de campo na única partida das quartas de final.

***O Palmeiras, clube grande com maior fragilidade técnica, também fez bonito no domingo. Mesmo com muitos reservas, o Verdão foi a Campinas, quebrou a invencibilidade da Ponte Preta (2 a 1) e voltou de lá com a classificação na bagagem.

*** Os interioranos Ponte Preta e Mogi Mirim também se garantiram entre os oito melhores e sonham em quebrar a hegemonia dos grandes.

*** Restam portanto apenas mais duas vagas para as quartas de final. Se o Paulistão terminasse nesse momento, Botafogo de Ribeirão e Penapolense estariam garantidos nessa fase.

*** O Penapolense é a grande surpresa do interior paulista. Debutante na elite, a modesta equipe está muito perto da classificação, o que seria fantástico para um clube, que tinha como objetivo apenas permanecer na série A-1. Não há nenhuma estrela no grupo da Pantera da Noroeste. Os nomes mais conhecidos são o goleiro Marcelo, que teve passagem apagada pelo Corinthians e o atacante Val Baiano, que rodou por inúmeros clubes como o Santos e Flamengo.

***Linense e Bragantino estão fora do G-8, mas possuem chances reais de avançar para a próxima fase.

*** Na parte de baixo da tabela, São Caetano e Guarani estão "virtualmente" rebaixados. Só um milagre mantém esses dois clubes na elite. Uma tristeza já que ambos protagonizaram alguns jogos decisivos pela série A-1. O Azulão foi campeão paulista de 2004, batendo na final o Paulista de Jundiaí. O Bugre não possui título, mas já foi para a decisão em duas oportunidades: em 1988, perdendo o título para o Corinthians e mais recentemente em 2012, não sendo páreo para o Santos, de Neymar e cia.

***União Barbarense e Ituano também estão no Z-4 e respiram com a ajuda de aparelhos. Oeste (11º),  XV de Piracicaba (12º), São Bernardo (13º), Atlético Sorocaba e Mirassol (15º) ainda não se livraram do rebaixamento. A briga contra a degola promete ser emocionante nas duas últimas rodadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário