terça-feira, 16 de abril de 2013

Semana de vida ou morte para São Paulo, Grêmio e Fluminense na Copa Libertadores

Será encerrada nessa quinta-feira a fase de grupos da Copa Libertadores.

Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras já estão garantidos nas oitavas de final. São Paulo, Grêmio e Fluminense estão em perigo.

O Timão é o único brasileiro que não entrará em campo. Na semana passada encerrou a sua participação nessa fase com a liderança do grupo 5, após a vitória sobre o San José-BOL por 3 a 0 e agora aguarda o oponente para os confrontos das oitavas de final, que terão início na próxima semana.

Já classificado, o Palmeiras defende na quinta-feira a liderança do grupo 2 contra o eliminado Sporting Cristal, no Peru.

Pelo grupo 3, o irresistível Atlético-MG apenas cumpre tabela na quarta-feira contra o desesperado São Paulo, no Morumbi.

Na quinta-feira, pelo grupo 8, o Fluminense recebe o Caracas, em São Januário e o Grêmio visita o Huachipato, em Talcahuano.

A última rodada é de extrema importância para São Paulo, Fluminense e Grêmio, que ainda não estão garantidos na próxima fase. Veja a análise desses três clubes abaixo.

São Paulo: Decisão contra o Galo




O São Paulo é o clube brasileiro com a situação mais crítica. O time respira com a ajuda de aparelhos e não depende apenas de suas próprias forças para avançar ao mata-mata. Na quarta-feira, além de precisar vencer o Atlético-MG, que tem a melhor campanha da Libertadores, com 100% de aproveitamento, torce para que o Arsenal derrote o The Strongest, em Sarandí.

Uma combinação de resultados pode levar à disputa da vaga para o sorteio na Conmebol. Se o Tricolor Paulista bater o Galo por 2 a 1 no Morumbi e Arsenal e The Strongest ficarem no empate em 1 a 1, brasileiros e bolivianos ficarão rigorosamente iguais em todos os critérios de desempate. Dessa forma, o segundo representante classificado do grupo 3 será decidido na bolinha no dia seguinte as partidas.

Digo que são grandes as chances de o São Paulo ser eliminado e assim igualar a sua pior participação na história da Copa Libertadores. Em 1987, o clube caiu ainda na fase de grupos. Meu palpite é que São Paulo x Atlético-MG fiquem no empate, o suficiente para deixar o Tricolor fora da próxima fase. No entanto é impossível cravar que o São Paulo ficará de fora da competição. O clube tem uma camisa pesadíssima e ao longo da história já conseguiu reverter situações críticas. É preciso respeitar o Tricampeão da Copa Libertadores!

O São Paulo perdeu três importantes peças para o jogo decisivo contra o Galo: o meia Maicon, lesionado, e o meia Jadson e o atacante Luis Fabiano, ambos suspensos. Se com time completo a tarefa seria difícil imagine sem esses jogadores..

Se o Tricolor conseguir a façanha da classificação vai fortalecido ao mata-mata e entra como forte favorito ao tetracampeonato.

Fluminense: Um ponto separa o time das oitavas

O Tricolor das Laranjeiras ainda não conseguiu desempenhar bom futebol na Copa Libertadores. O time de Abel Braga tem mostrado irregularidade na fase de grupos. Em cinco jogos, venceu apenas duas vezes, empatou duas e perdeu uma. Mesmo assim ocupa a liderança do grupo 8 com oito pontos ganhos. O Fluminense precisa apenas de um empate contra o Caracas, na quinta-feira, em São Januário, para carimbar o passaporte às oitavas de final. Se perder torce para que o Huachipato não triunfe sobre o Grêmio, no Chile.

O que deixa o torcedor tricolor com a pulga atrás da orelha é o excesso de desfalques. Abel Braga não vai poder contar com os meias Deco e Thiago Neves e com os atacantes Fred e Marcos Junior, todos lesionados. O atacante Wellington Nem, com lesão muscular, ainda é dúvida.

Grêmio vai pressionado para o Chile

Assim como o Fluminense, o Grêmio vive altos e baixos no torneio sulamericano. Venceu apenas duas vezes, empatou uma e perdeu duas, ocupando a vice-liderança do grupo 8 com sete pontos ganhos. Poderia estar em situação mais tranquila se na semana passada tivesse vencido na última quarta-feira, o desfalcado Fluminense, em Porto Alegre, mas apenas empatou sem gols.

O Tricolor Gaúcho precisa apenas de um empate contra o Huachipato, quinta-feira, no Chile, para passar às oitavas de final. A equipe de Vanderlei Luxemburgo ainda tem chance de liderar o grupo. Basta vencer os chilenos e torcer para que o Fluminense não derrote o Caracas, em casa. Uma derrota fora de casa será fatal.

***Nota importante***

Huachipato-CHI (7 pontos) e Caracas-VEN (6 pontos) possuem chances reais de classificação e podem deixar os brasileiros do grupo 8 fora da competição. Para isso acontecer, ambos precisam vencer de qualquer jeito. Não creio que isso vá ocorrer. Aposto no Fluminense e no Grêmio como classificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário