quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pitacos da 2ª rodada da Copa das Confederações: Brasil e Itália passam à semi, o massacre da Fúria..

*** Jogando menos do que na estreia contra o Japão, o Brasil passou com dificuldade sobre o carrasco México, na Arena Fortaleza. A vitória por 2 a 0 só foi concretizada nos acréscimos. Neymar fez a sua melhor exibição com a amarelinha. Abriu o placar com um golaço e fechou a sua participação com um drible sensacional num defensor mexicano, que terminou com uma assistência para Jô. A Seleção Brasileira se garantiu na semifinal com uma rodada de antecedência.

*** De arrepiar a torcida brasileira e todos os jogadores cantando a plenos pulmões o Hino Nacional. Até o árbitro inglês Howard Webb ficou impressionado e comentou o fato histórico com o técnico Luiz Felipe Scolari.

*** Também pelo grupo A, a Itália passou por maus bocados diante do enjoado Japão, mas venceu por 4 a 3, naquela que foi a melhor partida do torneio até o momento. A Azurra começou perdendo por 2 a 0, buscou a virada na etapa final, sofreu empate e achou o gol da vitória com Giovinco nos minutos finais, mesmo sendo inferior aos asiáticos em boa parte do jogo. Assim como o Brasil, a Itália se garantiu na semifinal e precisa de uma vitória contra os brasileiros no próximo sábado, em Salvador, para ficar com a liderança do grupo.

*** Uma pena o Japão ter sido eliminado precocemente. Contra a Itália, o time atuou em alto nível e não mereceu a derrota. Os meias Honda, do CSKA Moscou e o Kagawa, do Manchester United, foram muito bem.

*** Pelo primeiro jogo do grupo B deu o que já era esperado. Melhor seleção do mundo, a Espanha atropelou o amador Taiti por 10 a 0, no Maracanã e imprimiu a maior goleada da história da Copa das Confederações. Já sabendo da fragilidade do adversário, o técnico espanhol Vicente Del Bosque se deu o luxo de usar reservas contra o time da Oceania. Os atacantes Fernando Torres e David Villa foram os destaques. O primeiro anotou quatro gols e o segundo, três. David Silva (2) e Juan Mata completaram o massacre.



*** Mesmo com o placar dilatado em nenhum momento os jogadores espanhóis desrespeitaram os eliminados taitianos. O time não fez firulas e jogou essa partida como se tivesse atuando diante de uma seleção Top. Por outro lado há de se destacar a lealdade dos jogadores do Taiti. Não usaram a violência para conter a Fúria, um exemplo de Fair Play para as demais seleções.

*** Fiquei emocionado ao ver a alegria dos atletas do Taiti em atuar no sagrado Maracanã, que esteve praticamente lotado. E muito curiosa a tradição do time da Oceania em presentear os adversários com um colar do país.

*** A Espanha depende apenas de um empate contra a Nigéria no sábado para garantir a classificação e a liderança de seu grupo.

*** Em jogo movimentado, o Uruguai bateu a Nigéria por 2 a 1, na Arena Fonte Nova e ficou perto da classificação à semifinal. O gol da vitória uruguaia teve a participação trio de atacantes Diego Forlán, Cavani e Suárez. Coube a Forlán empurrar para as redes. Mesmo com a derrota, os africanos ficaram na frente dos sul-americanos devido ao saldo de gols superior. No entanto, o time irá para a última rodada precisando vencer a poderosa Espanha e torcer para que o Uruguai não goleie o fraco Taiti.

*** A média de gols da Copa das Confederações tem sido impressionante: 4,75 gols por partida. Os gols sofridos pelo Taiti (16) ajudam a explicar o fenômeno.

*** Meus palpites para a semifinal: Brasil x Uruguai e Espanha x Itália!

Nenhum comentário:

Postar um comentário