domingo, 9 de junho de 2013

Seleção Brasileira ainda precisa de alguns ajustes para a Copa das Confederações

No domingo, a Seleção Brasileira realizou o último amistoso preparatório antes da estreia na Copa das Confederações, que está marcada para o próximo sábado diante do Japão, na Arena Brasília.

Com a goleada por 3 a 0 sobre a França, o time comandado por Felipão acabou decretando o final de dois incômodos jejuns. Voltou a vencer a nossa pedra no sapato depois de incríveis 21 anos e conseguiu derrotar uma forte seleção, algo que não acontecia desde 2009.



Embora o placar tenha sido elástico, o Brasil não teve facilidade contra os franceses, em Porto Alegre. Fez um primeiro tempo ruim, onde pouco criou chances de gols. Ficou evidente a dificuldade em penetrar no forte sistema defensivo armado pelo técnico Didier Deschamps.

No segundo tempo, a Seleção Brasileira adiantou a sua marcação e chegou a importante vitória. Oscar, o melhor em campo, abriu a contagem. O detalhe é que no início da jogada que deu origem ao gol, o volante Luiz Gustavo fez falta clara no atleta francês.

A França tentou o empate e quase o zagueiro David Luiz deu aquela forcinha e jogou contra o próprio patrimônio. Para nossa sorte, o goleiro Júlio César fez grande defesa. O segundo gol saiu em contra-ataque puxado por Paulinho, que abriu na ponta-direita para Lucas. O ex-são paulino cruzou para Neymar, que só ajeitou para Hernanes estufar as redes. Nos acréscimos, Lucas, de pênalti, sacramentou a vitória.

Apesar do bom resultado ainda não sinto firmeza no time comandado por Felipão. O Brasil continua oscilando muito ao longo dos 90 minutos e isso pode nos prejudicar num torneio de tiro curto como a Copa das Confederações. A Seleção Brasileira caiu no grupo mais forte, que conta com o Japão, longe de ser galinha morta (é a primeira seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014), México, que tem histórico favorável contra os brasileiros e a forte Itália, tetracampeã mundial.

O Brasil pode desempenhar um bom papel no torneio se ajustar o sistema defensivo. O zagueiro David Luiz não tem jogado bem. Contra a França, o jogador do Chelsea cometeu alguns erros de posicionamento e mostrou um certo nervosismo. Os laterais Daniel Alves e Marcelo precisam também ajudar na marcação. O primeiro vive fase ruim e só se mantém como titular devido a falta de concorrência no setor direito. O segundo parece que ganhou a posição de Filipe Luís.

Estou preocupado com o fraco futebol de Neymar. O ex-santista deveria ser mais decisivo. Parece estar desconfortável com a amarelinha. O camisa 10 completou 10 jogos sem balançar as redes. Espero que comece a desencantar a partir do próximo sábado.

Acredito que para a estreia contra o Japão, Felipão vai repetir a mesma formação usada em Porto Alegre: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.


Nenhum comentário:

Postar um comentário