domingo, 30 de junho de 2013

Brasil massacra a Espanha no Maracanã e é tetracampeão da Copa das Confederações. O craque Neymar voltou a decidir

A Seleção Brasileira faturou o tetracampeonato da Copa das Confederações em grande estilo. Numa das melhores atuações dos últimos anos, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari bateu a Espanha, líder do ranking da Fifa, por 3 a 0, no mítico Maracanã. A Fúria não perdia há 29 jogos, mais precisamente desde a primeira rodada da última Copa do Mundo em 2010.

Fred (duas vezes) e Neymar foram os autores dos gols da grande vitória brasileira.



O jogo

Nem o torcedor mais otimista esperava que o Brasil tivesse um início espetacular. Logo a 1 minuto, Fred abriu o placar. Mesmo caído, o camisa 9 conseguiu finalizar para as redes.

A Seleção Brasileira dominou a Espanha na maior parte do primeiro tempo, apertando a saída de bola adversária. Aos 8, Oscar recebeu linda assistência de Fred e bateu rente a trave. Paulinho, aos 13, quase marcou um gol antológico no Maracanã. Ele roubou bola e tentou encobrir Casillas, que defendeu em dois tempos.

A Espanha só conseguiu criar a sua primeira chance de gol aos 19. Iniesta, o mais lúcido do time, arriscou de fora da área para boa defesa de Júlio César. Pedro Rodrigues, livre de marcação, quase deixou tudo igual aos 40 minutos, mas o gigante David Luiz salvou praticamente em cima da linha.

Nos minutos finais do primeiro tempo, Neymar ampliou após linda assistência de Oscar. Irreconhecível, a Fúria ofereceu pouca resistência na etapa inicial.

A Seleção Brasileira precisou de apenas um minuto no segundo tempo para liquidar a fatura. Fred ampliou após passe de Hulk e lindo corta luz de Neymar.

A Espanha tentou reagir.  Aos 9 minutos, Marcelo cometeu pênalti em Jesús Navas. O zagueiro Sérgio Ramos pegou mal na bola e chutou para fora.

Aos 22, Piqué fez falta dura em Neymar, que ia em direção ao gol, e foi justamente expulso.

Com a superioridade numérica em campo e a enorme vantagem no placar, a Seleção Brasileira relaxou e concedeu alguns espaços para a Espanha atacar.  O paredão Júlio César mostrou elasticidade em chutes de Iniesta e David Villa.

Sob os gritos de "É Campeão", o Brasil administrou a vitória até o apito final.

Enfim a Seleção Brasileira voltou a ter um time de respeito. No entanto é preciso muita cautela. A equipe ainda não está pronta para a Copa do Mundo no ano que vem e precisa de alguns ajustes. Fiquei satisfeito com a postura de alguns jogadores e do técnico Felipão que admitiram isso no pós-jogo. Humildade não faz mal a ninguém.

Fiquei assustado com a apatia da Espanha. Nem parecia o melhor time do mundo em campo. Os jogadores demonstraram muito nervosismo, erraram passes em demasia e não conseguiram nem dominar a posse de bola, algo que não acontecia há muito tempo. Pelo jeito comeram Paella estragada.


NOTAS BRASIL 3 X  0 ESPANHA

Júlio César - 8,5 - Três defesas importantes. O melhor goleiro da Copa das Confederações. Reconquistou a confiança da torcida brasileira após ter falhado na última Copa do Mundo.

Daniel Alves - 6,5 - Discreto no apoio. Ficou mais presente no campo de defesa.

Thiago Silva -  8,0 - Atuação segura do capitão. Dessa vez fez o simples. Não teve o medo em dar bicão.;

David Luiz - 8,5 - Perfeito. Salvou gol certo de Pedro Rodrigues quando o jogo estava 1 a 0

Marcelo - 7,0 - Muito bem no apoio, porém voltou a vacilar na marcação. Cometeu pênalti bobo em Jesús Navas.

Luiz Gustavo - 8,5 - Soberano no meio de campo. Um verdadeiro cão de guarda. Foi o maior ladrão de bolas no time.

Paulinho -  8,5 - Muitos desarmes e ótimas escapadas ao ataque. Quase fez um golaço no primeiro tempo. Deixou o campo ovacionado pela torcida no Maracanã. Com merecimento, ele foi eleito o terceiro melhor jogador da competição.

(Hernanes) - 6,0 - Entrou em campo nos minutos finais quando o jogo já estava decidido.

Oscar - 8,0 - Sua melhor exibição no torneio. Deu a assistência para Neymar marcar o segundo gol brasileiro e quase fez o seu gol.

Hulk - 8,0 - Deixou a competição sem balançar as redes, mas participou de dois dos três gols. Taticamente importantíssimo. É imprescindível para o esquema de Felipão.

(Jadson) - 6,0 - Estreou na Copa das Confederações com muita vontade, mesmo estando fora de forma física.

Neymar - 9,5 - O craque do jogo. Um golaço e uma assistência. Infernizou os espanhóis com lances de pura magia. Provocou a expulsão do zagueiro Piqué. Levou a Bola de Ouro com muita justiça.

Fred -  9,0 - Dois gols na decisão. O cara é fera. Não nega fogo em momentos decisivos.

 (Jô) - 6,0- Entrou nos minutos finais e pouco tocou na bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário