sábado, 8 de junho de 2013

Razões para o início decepcionante do Corinthians no Campeonato Brasileiro

Antes de o Brasileirão começar, o Corinthians foi apontado por muitos analistas como um dos grandes favoritos ao título. Não foi por menos. O time é o atual campeão mundial, manteve a base vencedora de 2011 e 2012, e trouxe grandes reforços como o meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato.



Apesar de toda expectativa, o Timão não iniciou bem o campeonato e tem tido mais dificuldade do que o esperado. Nas primeiras cinco rodadas, o alvinegro somou apenas seis pontos ganhos e ocupa apenas uma posição intermediária na tabela. O técnico Tite terá cerca de um mês para corrigir os erros de sua equipe (O Campeonato Brasileiro será interrompido nesse período devido a Copa das Confederações). Mesmo com o mau momento, continuo apostando que o Corinthians vai brigar pelo título brasileiro.


Quais as razões para o início decepcionante?

1) DIFICULDADE NA CRIAÇÃO DE JOGADAS: O meio de campo não está rendendo o esperado. Nos dois últimos jogos contra Cruzeiro e Portuguesa, Tite utilizou a formação com dois meias. Tanto Danilo quanto Douglas não estão em boa forma física. A solução pode estar no retorno de Renato Augusto, que após a Copa das Confederações, estará 100% recuperado de uma grave lesão muscular sofrida no mês de março. Com ele em campo, o Corinthians ganha em explosão e em chutes de média e longa distância.

2) PERDA DE FOCO: O time perdeu a intensidade da temporada passada. Os jogadores parecem um pouco acomodados após tantas conquistas nos últimos anos como a inédita Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. Tite terá a difícil missão de motivar seus comandados na sequência do ano.

3) DEPARTAMENTO MÉDICO CHEIO: O excesso de lesões está prejudicando o Corinthians, por mais que conte com forte elenco. Para se ter uma ideia, na última partida contra a Portuguesa, Tite teve que substituir os lesionados Alessandro e Paulo André. O departamento médico também tem sido frequentado pelo zagueiro Chicão, o lateral Guilherme Andrade, o volante Edenilson e o meia Renato Augusto. Os problemas médicos podem ter como causa a maratona de jogos. No primeiro semestre, o Timão teve sequência de jogos decisivos pela Copa Libertadores e Campeonato Paulista.

4) FRACO PODER DE FOGO: O ataque vive fase de dar dó. Em cinco jogos, o Corinthians balançou as redes adversárias em apenas três oportunidades. Emerson Sheik e principalmente Alexandre Pato perderam chances incríveis nos últimos jogos. Esse último vive jejum de 10 jogos sem marcar, algo muito sério para um atacante que custou 40 milhões de reais aos cofres corintianos. A Comissão Técnica precisa usar esse tempo sem jogos oficiais para aprimorar a pontaria dos atacantes.

5) AUSÊNCIA DE PAULINHO: Contra Goiás (empate), Ponte Preta (vitória), Cruzeiro (derrota) e Portuguesa (empate), Tite não pôde contar com o volante Paulinho, que integrou a seleção brasileira nos amistosos preparatórios para a Copa das Confederações. O meio campista é de longe o jogador mais regular na temporada. Fez muita falta ao Timão, que perdeu muito sem seu elemento surpresa no ataque. Provavelmente Paulinho nem voltará mais a vestir a camisa corintiana no reinício do campeonato. O volante deve ser negociado com o futebol europeu em julho.

***A volta do Corinthians no Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 7 de julho contra o Bahia, na moderna Arena Fonte Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário