segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quando o São Paulo sairá do buraco?

A situação são paulina piora a cada rodada no Campeonato Brasileiro. No último domingo, a equipe foi derrotada pela Portuguesa no Canindé e atingiu a sua pior sequência histórica no Nacional: 10 partidas sem vencer.



O Tricolor está atolado na zona do rebaixamento. Ocupa a penúltima colocação na tabela, sendo superior apenas ao Náutico.

A possibilidade de queda à série B começa a deixar os são paulinos de cabelo em pé. O time tem início pior que o do rebaixamento dos principais rivais: 9 pontos em 12 jogos.

O rebaixado Palmeiras somou 10 pontos nas 12 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2012. O Corinthians teve 17 pontos nas 12 primeiras partidas do Campeonato Brasileiro de 2007. Pegando grandes clubes de outros estados, o desempenho do São Paulo também é inferior a Vasco e Grêmio. Em 2008, os cariocas conquistaram 15 pontos nas 12 primeiras rodadas do Nacional. Em 2004, os gaúchos somaram 14.  E ambos amargaram o rebaixamento no final da temporada.

A crise é tão grave que até o maior ídolo da história do clube, o goleiro Rogério Ceni, parece ter sido contaminado pela mediocridade. Contra a Lusa, o Mito desperdiçou uma cobrança de pênalti. Há cerca de 10 dias havia perdido pênalti na derrota para o Bayern de Munique, em torneio amistoso. O arqueiro se caminha para um final de carreira melancólico. Não é aquele goleiro que encantou os são paulinos no início dos anos 2000.

O lado psicológico dos jogadores está muito abalado. O atacante Aloísio deixou claro isso na derrota para a Portuguesa. Na ânsia de ajudar a sua equipe, tirou gol certo de Paulo Henrique Ganso ao empurrar a bola com a mão em direção à rede de Lauro. O tento de Ganso deixaria a partida empatada e poderia ter dado um gás para o Tricolor buscar a vitória.

Falta também qualidade ao elenco. Para reagir na competição, o São Paulo precisa de pelo menos dois zagueiros, um volante e um atacante. O técnico Paulo Autuori não conseguirá fazer milagres com o material humano disponível.

Não consigo entender o motivo de a diretoria ter renovado o contrato de Luis Fabiano até o final de 2015. Especula-se que o camisa 9 tenha recebido aumento salarial de R$150 mil, aproximando seus vencimentos dos R$ 500 mil mensais. Desde que retornou ao clube em março de 2010, o atacante chamou muito mais a atenção pela indisciplina do que pelos gols marcados. Em momentos decisivos sumiu. O custo benefício tem sido muito ruim.

Mesmo com o momento conturbado, creio que o São Paulo irá permanecer na elite do futebol brasileiro. No entanto não pode demorar a reagir. Um terço do Campeonato Brasileiro já foi disputado e se o Tricolor não voltar a somar pontos nas próximas rodadas, o rebaixamento será realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário