quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Um balanço do Campeonato Brasileiro nas 10 primeiras rodadas

*** Nos últimos anos, o equilíbrio foi a tônica do Campeonato Brasileiro. Em 2013, a história segue se repetindo. Quatro clubes diferentes assumiram a ponta da tabela nas 10 primeiras rodadas: Botafogo (6ª, 8ª e 10ª rodadas), Coritiba (4ª, 5ª e 7ª rodadas), Cruzeiro (1ª e 9ª rodadas) e São Paulo (2ª e 3ª rodadas).

*** Com o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, nessa quinta-feira, no Maracanã, o Botafogo reassumiu a liderança com 20 pontos ganhos - mesmo número do Coritiba, porém os cariocas possuem uma vitória a mais. Novamente, o meia holandês Seedorf foi o destaque. Ele liderou o Fogão e deu duas assistências para os gols de Vitinho e Elias. O vovô joga muito!



*** O meia Alex é o grande destaque do Brasileirão e tem ajudado o Coritiba a frequentar as primeiras posições nesse início de campeonato. O veterano já balançou em seis oportunidades as redes adversárias. Obteve um feito histórico na quarta rodada. Chegou ao 300ª gol da carreira na vitória sobre o Fluminense. Mesmo com a idade avançada, o jogador merecia uma chance na seleção brasileira. Está jogando o fino da bola.

*** É muito cedo para dizer se o Coxa terá forças para brigar pelo título na reta final do Brasileirão, mas vejo o clube paranaense com boas chances de buscar uma vaga na Copa Libertadores de 2014.

*** A velha guarda dos técnicos está dando passagem a novos valores. Marquinhos Santos (Coritiba), Marcelo Oliveira (Cruzeiro) e Cristóvão Borges (Bahia) são responsáveis pelas melhores campanhas desse campeonato.

*** Dos mencionados acima, o que eu mais gosto é Cristóvão Borges. Trata-se de um dos profissionais mais sérios desse país. Além de ser trabalhador, é avesso aos holofotes e nunca se mete em polêmicas como outros colegas de profissão. Borges já havia realizado um trabalho muito bom no Vasco, levando o time às quartas de final da Copa Libertadores de 2012. No Bahia tem tirado leite de pedra com um elenco sem grandes opções.

*** O Corinthians, dono do melhor elenco do país, ainda não embalou no Brasileirão e ocupa a modesta 9ª colocação com 14 pontos ganhos. O Timão parece um pouco acomodado após tantas conquistas nos últimos meses. Tite terá a missão de motivar o grupo de jogadores. Se jogar com seriedade, o time tem tudo para brigar pelo hexacampeonato.

*** O São Paulo é sem nenhuma dúvida a grande decepção desse campeonato. Até teve bom início frequentando o topo da tabela na 2ª e 3ª rodadas, mas se perdeu no período pós-Copa das Confederações. Não vence desde a 2ª rodada (goleada sobre o Vasco) e chegou a imprimir uma série de cinco jogos seguidos com derrota. Com um jogo a mais em relação aos adversários, ocupa a 18ª colocação e começa a se preocupar com o rebaixamento. Creio que o time conseguirá sair dessa incômoda situação.

*** O Flamengo é outro time que realiza fraca campanha. Se o campeonato terminasse hoje, o rubro negro estaria rebaixado. Mano Menezes, que assumiu a equipe há pouco tempo, terá muito trabalho. Faltam reforços de qualidade para o Mengão voltar a disputar títulos.

*** Metade dos clubes participantes já trocaram de técnico: Grêmio, Vasco, Atlético-PR, Fluminense, Santos, Ponte Preta, Flamengo, São Paulo, Portuguesa e Náutico.  Qual será o próximo a realizar mudanças? Triste rotina..

*** Com a Copa do Mundo logo aí, o Brasil ganhou novos e remodelados estádios, que já têm sido usados no Campeonato Brasileiro. São os casos da Arena Pernambuco, Mineirão e Maracanã. No entanto a organização está longe do ideal. Na última quarta-feira, centenas de torcedores do Fluminense não conseguiram entrar no Maracanã para acompanhar a partida contra o Cruzeiro. Apenas uma bilheteria estava à disposição. Um verdadeiro absurdo! O que adianta ter lindos estádios se o torcedor continua sendo tratado como gado?

*** A 10ª rodada não ficou completa. Ainda não há datas para os jogos entre Inter x Santos e Náutico x São Paulo. Santos e São Paulo estão no exterior desde o início da semana para a disputa de amistosos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário