quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Raçudo, Santos arranca empate diante de um irreconhecível Corinthians. Peixe jogou melhor e merecia a vitória

Há cinco dias, o Santos escreveu um dos capítulos mais tristes de sua história. Em amistoso contra o Barcelona, no Camp Nou, o time levou uma sonora goleada por 8 a 0, o que causou enorme revolta entre os torcedores.

Na noite dessa quarta-feira, o Santos voltou a honrar suas tradições. Atuando com muita raça, buscou um empate diante do forte rival Corinthians, na Vila Belmiro, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O alvinegro praiano foi melhor em boa parte dos 90 minutos.



Ainda abalado psicologicamente com o vexame da última sexta-feira, o Santos levou uma ducha de água fria logo aos 3 minutos. Paulo André, de cabeça, abriu o placar para o Corinthians. Os anfitriões sentiram o golpe, mas mesmo assim tiveram chances para empatar ainda no primeiro tempo. Na melhor delas, Arouca, dentro da área e sem marcação, exagerou na força e finalizou por cima do gol.

O Santos acabou cedendo muitos contra-ataques, que acabaram não sendo aproveitados pelo rival. Num deles, Fábio Santos avançou pela esquerda e bateu pela rede do lado de fora. No outro, Romarinho veio pela direita e bateu para boa defesa de Aranha.

O Peixe levou enorme vantagem na posse de bola no primeiro tempo: 62% contra 38%, mas não conseguiu furar o forte sistema defensivo do rival.

Na volta do intervalo, mesmo com a vitória parcial, o insatisfeito Tite sacou o apagado Guerrero para a entrada de Alexandre Pato, que pouco fez.

Claudinei Oliveira trocou o volante Alison pelo meia Leandrinho. A alteração surtiu efeito. O Santos voltou aceso e dominou o Corinthians . Com merecimento chegou ao empate aos 9 minutos. Montillo, o melhor em campo, deixou Willian José na cara do gol. Com muita consciência, o atacante tocou na saída de Cássio e correu para o abraço. Logo em seguida, quase veio a virada. Neilton bateu forte para defesa espetacular de Cássio.

O Corinthians não deu nenhum trabalho ao goleiro Aranha. Os meias não conseguiram fazer a ligação com o ataque e abusaram dos erros de passe. Até o sistema defensivo, o melhor do campeonato, apresentou instabilidade.  O lateral Edenilson errou muitas saídas de bola, assim como os zagueiros Gil e Paulo André. Esse último foi expulso aos 25 minutos após entrevero com Willian José, que também foi mais cedo para o chuveiro.

Tite gastou as suas últimas duas substituições. Ibson e Douglas entraram nos lugares de Romarinho e Danilo. O preguiçoso Corinthians não conseguiu buscar a vitória, o que colocaria o time na terceira colocação. Com o empate, o alvinegro do Parque São Jorge caiu para a 8ª colocação. Já o Peixe se manteve em 14º e respira aliviado por não perder para um rival, que vive ótimo momento.

Mais uma vez ficou claro para o Corinthians. Só qualidade técnica não ganha jogo. É preciso ter raça. O time já havia apresentado o mesmo defeito recentemente no Pacaembu, quando mostrou apatia e não conseguiu sair de um empate sem gols diante de um rival São Paulo mergulhado em crise. Abra os olhos, Corinthians!

O Santos está de parabéns após a dedicação durante os 90 minutos. Se repetir o mesmo comprometimento nas próximas rodadas pode alçar vôos mais altos no Brasileirão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário