segunda-feira, 11 de março de 2013

A situação dos brasileiros na fase de grupos da Copa Libertadores

Chegamos a metade da fase de grupos da Copa Libertadores e já dá para começar a projetar o futuro dos clubes brasileiros na próxima fase da competição.

O Atlético-MG é o único brasileiro com 100% de aproveitamento. Venceu os três primeiros jogos, demonstrando ótimo futebol. A classificação antecipada às oitavas de final pode vir já nessa quarta-feira. Para isso, necessita de uma vitória sobre o The Strongest, na altitude de La Paz. Creio que o objetivo ainda não será concretizado nessa semana. Jogar na altitude de 3.600 metros é muito complicado e os bolivianos não são galinhas mortas, como outros rivais do país. A classificação deve vir na sequência contra o Arsenal, na Arena Independência. O Galo conta com um time forte na busca pelo inédito título. Não é tão dependente das jogadas aéreas como na campanha do vice-campeonato brasileiro de 2012. Ronaldinho Gaúcho está mais ativo e o rápido e habilidoso Bernard muito mais confiante.

O São Paulo ainda não engrenou na competição. Está na mesma chave do Galo, mas ocupa a vice-liderança com 4 pontos ganhos. O time tem dois jogos seguidos fora de casa - contra Arsenal, em Sarandí (nessa quinta-feira) e The Strongest (4 de abril), em La Paz. Uma boa pontuação nessa sequência será fundamental para as pretensões do Tricolor, que fechará a sua participação na fase de grupos diante do forte Atlético-MG, no Morumbi. Torcedores são paulinos estão preocupados com o mau futebol do time, num grupo que não é forte. Ney Franco ainda não encontrou o substituto ideal para o meia-atacante Lucas, que se transferiu para o Paris Saint Germain no final da temporada passada. Além disso, o sistema defensivo com os zagueiros Lúcio e Rafael Toloi ainda não se encontrou. Laterais Douglas e Cortez têm sérias dificuldades quanto a marcação. Mesmo com alguns problemas, não consigo enxergar o São Paulo fora do mata-mata.

O atual campeão Corinthians ainda não engrenou na Libertadores. Conquistou apenas quatro pontos e ocupa a vice-liderança do grupo 5, atrás do Tijuana, com 100% de aproveitamento. Dos três jogos que restam para o final da fase de grupos, o Timão atuará em dois como mandante (Tijuana e San José). Creio que o alvinegro não lutará mais pela liderança na chave e sim pela segunda posição com o colombiano Millonários. Nessa quarta-feira, o Timão tem a obrigação de ganhar do líder Tijuana, no Pacaembu. Na penúltima rodada, a equipe de Tite vai visitar o Millonarios, em Bogotá e no dia 10 de abril fechará a a fase de grupos contra o fraco San José, no Pacaembu. As chances de o Timão ficar de fora das oitavas de final são pequenas. Em 2013, o Corinthians ainda não encontrou o equilíbrio entre defesa, meio de campo e ataque, fator importante para as conquistas da Copa Libertadores e Mundial de Clubes na temporada passada.

O Fluminense é outro brasileiro com campanha irregular nesse início de Libertadores. A equipe tem se mostrado imbatível fora de casa (vitórias sobre Caracas e Huachipato) e vulnerável como mandante (derrota para Grêmio e empate contra Huachipato). Mesmo assim, o Tricolor das Laranjeiras, com um jogo a mais que o vice-líder Grêmio, é o líder do grupo 8 com sete pontos ganhos. O Tricolor Carioca só voltará a campo no dia 10 de abril contra o Grêmio, em Porto Alegre. Na sequência fecha a participação na chave de grupos diante do Caracas, no Engenhão. O torcedor do Flu anda ressabiado com as atuações do time, que ainda não reeditou as boas atuações da reta final do Campeonato Brasileiro. Os cariocas podem jogar muito mais!

O Grêmio penou na pré-Libertadores para superar a equatoriana LDU. Na estreia da fase de grupos decepcionou a sua torcida ao ser derrotado pelo modesto chileno Huachipato (2 a 1), em casa. Depois disso, engatou duas boas vitórias sobre Fluminense (3 a 0), no Engenhão e Caracas (4 a 1), em sua nova Arena. Nessa terça-feira, contra o Caracas, na Venezuela, o Tricolor Gaúcho pode deixar encaminhada a sua classificação para as oitavas de final. Se vencer, assume a liderança do grupo 8 com nove pontos. Depois de ter dado um susto no torcedor, o Grêmio mostra evolução a cada partida. Os gaúchos possuem um time muito interessante do meio de campo para frente. Os meias Elano e Zé Roberto estão em fina sintonia e os recém contratados atacantes Vargas e Barcos, parecem que estão há um bom tempo na equipe. Ao lado do Atlético, o Grêmio é o brasileiro que mais me encantou nesse início de Libertadores. Creio que passará sem sustos para o mata-mata. Depois de visitar o Caracas, o Tricolor recebe o Fluminense e fecha sua participação diante do Huachipato, no Chile.

O Palmeiras é o clube brasileiro com a situação mais delicada na fase de grupos. Depois de ter vencido o Sporting Cristal na estreia, o Verdão acumulou derrotas para Libertad e Tigre, ambas fora de casa e caiu para a terceira posição no grupo 2. Os dois próximos jogos em casa serão fundamentais para as pretensões da equipe. Fazendo o dever de casa, diante do Tigre, no dia 2 de abril e contra o Libertad, no dia 11 de abril, o alviverde brigará forte pela classificação para as oitavas de final. No último tropeço contra o Tigre, na Argentina, o Palmeiras até que jogou bem. Dominou o adversário na etapa final, mas falhou nas conclusões e foi castigado com a derrota no último minuto da partida. Falta tranquilidade aos jogadores. Alguns torcedores, ao invés de ajudarem, acabam tumultuando o ambiente. Lamentável o fato de alguns torcedores organizados terem agredido fisicamente jogadores no dia seguinte a derrota para o Tigre. Acredito que o Palmeiras será o único brasileiro a ficar fora da próxima fase. O Verdão não tem um plantel para desempenhar boa campanha na competição. A prioridade é voltar à elite do Campeonato Brasileiro. Qualquer vitória conquistada na Libertadores já é lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário